segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Incaper contribui para a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural em Aracruz


23/08/2013 - 16h36min

Incaper

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) de Aracruz e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), encerrou na última terça-feira (20) as oficinas técnicas participativas para a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural em Aracruz. Incluindo técnicos, convidados e produtores, as oficinas contaram com a participação de aproximadamente 300 pessoas.

O objetivo das oficinas foi elaborar, a partir dos DRPs, um plano de ação municipal que será utilizado como norteador dos trabalhos a serem desenvolvidos no município pelo Incaper e pela Semag. Os trabalhos foram conduzidos pelos servidores do Incaper Samir Seródio Amim Rangel, Luíz Carlos Pereira do Sacramento, Rafael Vieira de Azevedo, Wathaanderson de Souza Rocha e Helineusa Cavallieri Selvatici da Costa.

Foram realizadas oito oficinas, entre 24 de julho e 20 de agosto, contemplando produtores rurais, comunidades indígenas, assentados da reforma agrária e pescadores, abrangendo as diferentes regiões do município. As oficinas contaram também com a participação de autoridades municipais e convidados especiais de entidades como Fibria, Kamboas, Sindicatos de Trabalhadores Rurais e Cedagro.

Nas oficinas, foram feitos levantamentos sobre a realidade de cada comunidade aplicando-se metodologias tradicionais de Diagnósticos Rurais Participativos (DRPs) como Matriz SWOT (FOFA), Mapa da Comunidade e Diagrama de Venn.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário