sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Caminhada em Camburi vai alertar os homens sobre a atenção à saúde - VITÓRIA


Marcos Salles
aferição de pressão arterial
Homens terão a oportunidade de passar por exames de pressão arterial
Agosto é o mês dedicado à saúde do homem e, para referendar a data, as secretarias de Saúde de Vitória (Semus) e do Estado (Sesa) realizarão neste domingo (18), a partir das 8 horas, uma caminhada. As pessoas sairão do píer de Iemanjá, na praia de Camburi, com destino ao segundo píer, que fica na altura da avenida Adalberto Simão Nader, onde acontecerão várias ações educativas.
Haverá serviços de aferição de pressão arterial e glicemia capilar, orientação nutricional com medição de índice de massa corpórea, alerta quanto à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis com incentivo ao uso de preservativo, dicas de saúde bucal e esclarecimentos sobre os malefícios do cigarro.
Durante todo o mês de agosto, as unidades de saúde da capital estão realizando diversas atividades voltadas para esse público, que, historicamente, não tem o hábito de procurar o médico e realizar exames de rotina.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Quando comparado com as mulheres, o tempo de vida deles é 7,6 anos menor. As doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio, as moléstias cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), outras doenças cardíacas, pneumonia, cirrose e diabetes estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino.
Somado a essa lista de agravos à saúde do homem, está o câncer de próstata. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença também está entre as causas mais frequentes de mortes. O crescimento de óbitos por esse tipo de câncer cresceu 120% entre 1979 e 2006, segundo o instituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário