terça-feira, 27 de agosto de 2013

Cachoeiro terá oficinas do Plano de Mobilidade Urbana - CACHOEIRO

Desde 2010, a cidade tem recebido uma série de mudanças nas vias e no transporte coletivo para melhorar a mobilidade



Cachoeiro de Itapemirim realiza nesta semana as oficinas temáticas para discutir o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e Projetos Estruturantes, iniciativa do governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb) e Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa).
As oficinas serão realizadas nesta sexta-feira (30) e sábado (31), no Museu de Ciência e Tecnologia, sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, na rua Moreira, bairro Independência, às 9h. A solenidade de lançamento oficial do plano em Cachoeiro, aberta ao público, será na quinta-feira (29), às 19h, no auditório da Unes, rua Moreira, 23, Independência.
Para as oficinas, serão cerca de 30 vagas para representantes de diversos setores convidados previamente: entidades empresariais, sociedade civil organizada e poder público. Os convites foram encaminhados pela Sedurb de acordo com critério de percentual de participação dos diversos grupos e atores sociais.
As oficinas estão sendo realizadas em todos os seis municípios envolvidos: na Região Central-Sul, além de Cachoeiro de Itapemirim, em Guarapari e Anchieta, e na Regional Centro-Norte, em Aracruz, Linhares e Colatina.
Esse processo faz parte da etapa de construção do diagnóstico, da coleta de dados. Depois do diagnóstico pronto, serão elaboradas as proposições de solução, que serão apresentadas à sociedade em seminários, onde também poderão ser coletadas outras sugestões.
“Os encontros vão possibilitar a captação dos anseios de cada grupo para que as necessidades sejam convertidas em projetos no Plano de Mobilidade, que posteriormente serão concretizados em obras de infraestrutura. Envolvemos a sociedade para que todos sejam contemplados”, explica a especialista em políticas públicas e gestão governamental da Sedurb, Milena Paraíso.
Os estudos para as melhorias serão realizados por técnicos especializados da empresa Logit Engenharia, contratada pelo governo do estado. Esse trabalho já foi iniciado na Região Metropolitana de Vitória e agora se estende para o interior, para identificar as principais intervenções, obras, o que é preciso fazer para facilitar o trânsito, priorizando o transporte coletivo e passeio humanizados, como ciclovias e ciclofaixas. Os estudos contam com o apoio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-ES), Instituto Jones dos Santos Neves e Detran-ES.
“Em Cachoeiro, temos um plano municipal de mobilidade urbana, com estudos que serão atualizados durante essas oficinas. E o mais importante: temos desenvolvido uma série de ações com intuito de melhorar a mobilidade, a exemplo da integração do transporte coletivo municipal, iniciada pela bilhetagem eletrônica, implantada em 2010, e que agora culmina na integração das linhas, processo que continuará até contemplar todo o transporte coletivo municipal. Sem contar as alterações no sistema viário da cidade que vêm sendo feitas progressivamente desde 2011 com objetivo de melhorar o fluxo de veículos e pedestres”, ressalta o diretor-presidente da Agersa, Luiz Carlos Oliveira.

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável
Tem como objetivo contribuir para capacidade de deslocamento de pessoas no espaço urbano de forma segura, confortável, com tempos aceitáveis, custos acessíveis, eficiência energética e impactos ambientais reduzidos, utilizando todo o sistema de mobilidade urbana.
Oficinas temáticas para discutir o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PlanMob)Próxima sexta e sábado (30 e 31)
Às 9h, no Museu de Ciência e Tecnologia (sede da Semdec), rua Moreira, bairro Independência



------------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Divulgação_PMCI_Mobilidade.jpgDivulgação_PMCI_Mobilidade.jpg
1721K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário