Equipe da Secretaria de Meio Ambiente realiza caminhada pelo Centro para orientar a população sobre como separar e depositar o lixo seco
Em continuidade às ações de educação ambiental do programa de coleta seletiva no município, a Prefeitura de Iúna promoveu na última sexta-feira (27), com a equipe da secretaria de Meio Ambiente, uma caminhada pelas principais avenidas do Centro, com distribuição de panfletos e orientação à população sobre a importância de separar o lixo seco em casa e depositá-lo nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).
“É uma mais uma forma de conscientizarmos a população de que a cidade já tem local próprio pra que as pessoas possam depositar o lixo seco. Já estamos distribuindo panfletos, divulgando na imprensa, nos sites, nas redes sociais e por meio de palestras nas escolas e com comerciantes sobre a importância da coleta seletiva. Agora, contamos com a participação de todos para promover a sustentabilidade no município”, comentou Andreia Louzada, secretária de Meio Ambiente e Segurança Pública de Iúna.
O Prefeito de Iúna, Rogério Cruz, acompanhou a panfletagem e ouviu dos moradores que estão dispostos a iniciarem a separação do lixo seco em casa. A empresária Andressa Florindo de Almeida comentou que após a instalação dos PEVs a população vai contribuir para a preservação do meio ambiente. "Acho a ideia ótima! Eu não tinha o hábito, mas agora farei a separação do lixo seco e úmido de casa e da minha loja”, afirmou.
Assim como a empresária, o produtor rural Éder Salvador Miranda comentou que também iniciará a separação do seu lixo, uma vez que agora os resíduos têm destino certo, com a instalação dos PEVs.
“Antes a gente não tinha onde depositar os resíduos. A iniciativa de separar o lixo seco é tão importante quanto saber pra onde ele vai ser depositado. É importante que tudo esteja de acordo com o processo de reciclagem, do início ao fim”, comentou Éder.
O lixo depositado nos PEVs será recolhido e encaminhado para a usina da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Iúna, que dará o destino certo para o lixo seco.
“Por meio dessa coleta é possível reaproveitar os resíduos secos, dando oportunidade para muitas pessoas trabalharem. A orientação da coleta seletiva começou pela minha casa e depois levei para a escola, para as crianças”, comentou a professora Mônica Rodrigues.
Entrega voluntária
A partir desta semana, os moradores da cidade poderão depositar seu lixo seco, devidamente separado, em um dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) instalados pela Prefeitura Municipal em locais estratégicos, como praças, escolas e postos de saúde.
Os PEVs já estão disponíveis para a população depositar seu lixo seco (reciclável) na Prefeitura de Iúna; nas escolas Henrique Coutinho, Dr. Nagem Abikahir; na Praça Coronel João Osório (Centro), Praça Saudável (Guanabara) e na Praça dos Poetas (Ferreira Vale); no posto de saúde do Centro.
Coleta domiciliar
Em breve, a coleta seletiva também será realizada porta a porta, ou seja, assim como a coleta de lixo úmido, um caminhão passará nas residências recolhendo o lixo seco devidamente separado pelos moradores, em dias e horários específicos. E o morador poderá ser recompensado por contribuir com isso. A Prefeitura de Iúna está estudando uma forma de conceder descontos em impostos municipais para quem aderir à coleta seletiva.
Saiba Mais
Onde os PEVs estão instalados?
Os moradores de Iúna poderão depositar seu lixo seco em um dos 11 Pontos de Entrega Voluntária, conforme abaixo:
- Centro: Prefeitura Municipal, Praça Coronel João Osório, Praça do Ginásio de Esportes
- Quilombo: Escola Deolinda Amorim de Oliveira, Posto de Saúde e Cras
- Guanabara: Praça Saudável
- Pito/Ferreira Vale: Escola Henrique Coutinho e Creche da praça Ferreira Vale
- Vila Nova: Posto de Saúde
Quais resíduos poderão ser descartados nos PEVs?
Lixo seco: tudo o que não estraga com facilidade e no geral pode ser reciclado, como papéis, papelão, plásticos, metais e vidros;
Por que fazer a separação?
- Evita a contaminação e perda do material que pode ser reciclado, como o papel por exemplo;
- Facilita a coleta do material reciclado pelos catadores e cooperativas de reciclagem;
- Gera economia para a Prefeitura e menor impacto ao meio ambiente com o menor recolhimento de lixo nas casas;
Nenhum comentário:
Postar um comentário