A partir desta quarta-feira (12) técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade de Tecnologia (Inmetro) estão em Colatina para fazer a fiscalização dos taxímetros utilizados nos táxis da cidade. A ação ocorre até a manhã de sexta-feira (14) e possui o objetivo de garantir a qualidade do serviço prestado à população.
Os táxis aprovados no teste ganham um selo do ano de 2013 e um lacre amarelo no taxímetro. “É importante sempre observar a cor do lacre para que o passageiro possa identificar se o veículo está regular ou não”, explicou Kiglles Castoldi, auxiliar de metrologia e qualidade.
O teste é realizado com o carro tendo que andar 1 km em bandeira 1 e, ao final do percurso, o taxímetro deve marcar o valor de R$ 7,20. Na bandeira 2, o percurso feito foi de 1,2 km, com um valor de oito reais, com uma tolerância de 2%. De acordo com Kiglles, é realizada também uma vistoria nos pneus e na parte elétrica do carro, que também pode reprovar o motorista.
Com esses testes, fica garantida não só a qualidade e transparência do serviço prestado, como também a segurança do passageiro. Caso a pessoa encontre alguma irregularidade, o telefone para denúncias é o 0800-0391112.
Texto: Felipe Storino
Foto: Breno Liberato
Nenhum comentário:
Postar um comentário