André Sobral
Em uma manhã lúdica e saborosa, as crianças e os adolescentes do Cajun de Santo André aprenderam as propriedades nutritivas, os benefícios dos alimentos e a importância da reeducação alimentar, nesta quarta-feira (14).
No total, 35 crianças e adolescentes participaram do Programa Cozinha Brasil, em parceria com o Sesi. Na atividade, eles aprenderam sobre alimentação saudável e equilibrada e receberam dicas sobre como aproveitar e conservar os alimentos. Também conheceram os benefícios dos legumes, verduras e frutas para o organismo. A ação será concluída nesta quinta (15).
Nutricionista do Cozinha Brasil, Angela Maria Covre ensinou os pequenos a escolher os alimentos por seu valor nutritivo, preço e apresentação. "Queremos incentivar desde cedo essas crianças e adolescentes a entender como aproveitar os alimentos no dia a dia, começar a ter essa visão do valor nutricional, como melhorar a sua alimentação. Procuramos passar alguns conceitos de economia também. Buscamos incentivar uma alimentação mais equilibrada, variando os nutrientes, para não comer embutidos, frituras e congelados".
André Sobral
Anna Crystiny Pereira da Silva Moreira disse que o conhecimento será compartilhado com os seus pais
Cardápio saudável
Anna Crystiny Pereira da Silva Moreira, de 13 anos, disse que o conhecimento será compartilhado com os seus pais. "Aprendi a higienizar e aproveitar os alimentos. Também aprendi várias receitas que eu nem sabia. Vou aproveitar para ensinar aos meus pais a termos um cardápio mais saudável na família".
A pequena Camilly Machado, 11, contou o que aprendeu sobre os alimentos: "Devemos aproveitar bem os alimentos para não deixar estragar e desperdiçar. Gosto muito de doce, como vitamina de abacate e morango".
Após saborear a farofa de mandioca com linguiça, casca de banana e chuchu, Anna Leonor Souza Nascimento, de 7 anos, aprovou: "Tudo muito bom. Está maravilhoso o sabor. Eu adoro chuchu. Está aprovada a farofa".
Alimentação saudável
A coordenadora do Cajun de Santo André, Clisciane dos Santos Vieira, destacou a importância da atividade. "A proposta foi ensinar a reeducação alimentar para as crianças e adolescentes, utilizando boas práticas e promovendo vida saudável de forma didática".
A nutricionista do Cajun de Santo André, Juliana Tavares Nunes, afirmou que a iniciativa será benéfica para os pequenos. "Quando elaboro o cardápio, insiro sempre os legumes, como chuchu, cenoura, couve, alguns legumes e folhas. Mas muitas crianças e adolescentes têm rejeição por alguns desses alimentos. Observei que, trazendo o Cozinha Brasil, seria possível para eles ter uma maior interação e aceitação, pois estarão conhecendo esses alimentos, sabendo a importância deles, e, assim, promovemos uma alimentação saudável".
Juliana complementou: "Quando mais se ingerir o alimento na sua totalidade, aproveitando as suas propriedades, suas vitaminas e nutrientes, mais econômica fica a receita. Por exemplo a banana: com a poupa, é possível fazer a vitamina de banana e, com a casca, uma farofa".
No final do encontro, os alunos receberão um livro de receitas saudáveis de baixo custo e um certificado.
Informações à imprensa:
Paula M. Bourguignon (pmacbourguignon@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3345-2617 / 98889-5564
Com edição de Matheus Thebaldi





Nenhum comentário:
Postar um comentário