Publicada em 14/10/2015, às 09h41
Elizabeth Nader

Famílias têm a oportunidade de escolher o imóvel onde querem morar através do Bônus e Auxílio Moradia
Neste ano, 55 moradores da capital que residiam em imóveis em situação de risco geológico ou estrutural, em áreas de interesse ambiental ou ainda onde há previsão de intervenções para realização de obras públicas adquiriram a casa própria por meio do projeto Bônus e Auxílio Moradia (BAM). Até o final de 2015, outras 30 famílias serão beneficiadas.
As famílias recebem um cheque que funciona como uma carta de crédito para aquisição da casa própria. O valor pode chegar a R$ 39 mil, conforme avaliação técnica, sendo pago diretamente ao vendedor do imóvel indicado pela família. A principal característica do Bônus Moradia é fornecer ao cidadão a oportunidade de escolher a casa nova que deseja comprar, abandonando áreas que não fornecem segurança para moradia.
"O benefício é uma alternativa habitacional importante de realocação de famílias. Oferece autonomia ao cidadão, que tem a oportunidade de escolher o local onde vai morar e assegura à família uma vida digna e segura", afirmou o secretário municipal de Habitação, Sérgio Sá.
"O município adquire os direitos sobre o imóvel removido compulsoriamente por estar localizado em área de preservação ambiental, áreas impróprias à habitação ou necessárias para intervenções urbanísticas, como abertura de vias, áreas de lazer e escolas", explicou o gerente Douglas Câmara.
Casa própria
A família recebe até R$ 39 mil para que adquira a casa própria em qualquer município do Estado. A equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) visita o imóvel indicado e avalia as condições de habitabilidade. Apenas após a aprovação da equipe técnica assegurando as boas condições do imóvel é que o recurso é liberado. Do total de 184 residências adquiridas por meio do programa desde que foi implantado, 92% das famílias permaneceram na Grande Vitória.
Características de habitabilidade observadas:
- Paredes em alvenaria;
- Local adequado para moradia;
- Portas e janelas em estado regular de conservação;
- Sem umidade, sem trincas (rachaduras) nas paredes e nos pisos;
- Telhado ou laje em bom estado de conservação;
- Boa iluminação e ventilação;
- Atendido pelas concessionárias de serviço público;
- IPTU sem pendências;
- Rebocos interno e externo também são analisados.
Informações à imprensa:
Secom - Prefeitura de Vitória | Tel(s).: 3382-6128 / 3382-6129
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Com colaboração de Rejane Gandini Fialho
Nenhum comentário:
Postar um comentário