quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Crise da água: é preciso ter consciência e agir coletivamente

CMP12567

  • postado em 29 jan 2015
  •  
  • Por 
  •  
  • em Prefeitura Municipal de Cariacica - PMC
  • Fotos: Claudio Postay
  • Verão, calor e sem chuva. Com isso, a falta d´água é uma realidade e começa a preocupar. A questão principal é que, mais que preocupar, é preciso praticar ações cotidianas que colaborem com o uso racional da água, como só lavar o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar.
    Com esse cenário de seca e alerta quanto à escassez d’água, um simples passeio pela cidade mostra como alguns gestos de desperdício ainda são praticados de forma despreocupada.
    O alerta é geral, envolvendo todos os cidadãos, empresas privadas e órgãos públicos. Prova disso é a ação conjunta entre Governo do Estado, prefeituras, representantes do Ministério Público Estadual, lideranças religiosas e do Comitê Hídrico, para se criar medidas que incentivem a economia quanto ao uso da água.
    Em Cariacica, por exemplo, como principal medida, o prefeito Geraldo Luzia Junior determinou aos secretários municipais, por meio de circular interna, que todos reduzam em 20% o uso de água e de energia elétrica.
    Veja algumas cenas em Cariacica quanto ao uso da água:
    IMG_06191) Placa de proibido pescar: O rio, no bairro Bubu, secou e a placa de “proibido pescar” continua lá, ficando sem sentido. No lugar de peixes, hoje é possível encontrar lixo descartado irregularmente no local.



    IMG_05792) Incêndio em vegetação: É sempre a mesma coisa. O incêndio começa porque alguém ateou fogo na vegetação ou no lixo, achando que colocar fogo é a melhor solução. O fogo incomoda quem mora perto e, no caso da foto, o morador, preocupado com a segurança da família, usa uma mangueira, com água da própria residência, para tentar apagar o incêndio.


    3) Uso da mangueira para molhar a rua: Com o calor, o solo resseca mais e IMG_0595a poeira sobe. Mesmo na crise da água, o morador usa tranquilamente uma mangueira para molhar o solo, atitude que não funciona.





    IMG_0483
    4) Uso da mangueira para “lavar” a calçada: Já foi amplamente informado que, na limpeza do quintal ou calçadas, o ideal, nessa crise da água, é utilizar a vassoura. Caso seja necessário usar água, o melhor é utilizar a água que sai do enxágue da máquina de lavar, por exemplo.

    ———————————————————————————————————————————————————— *Estagiária sob supervisão da profissional habilitada Flávia Fernandes (Registro 0814-ES)
    Leia também: 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário