sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Mais de 50 mil alunos voltam às aulas na rede municipal de Vitória na próxima semana


Publicada em 30/01/2015, às 10h46 | Atualizada em 30/01/2015, às 11h02

André Sobral
Fachada de escola da rede municipal de ensino de Vitória
Novo prédio da Emef Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, em Ilha de Santa Maria, foi entregue(Ampliar imagem)
André Sobral
Sala de aula sem alunos, com mesas e cadeiras
Unidade de ensino tem capacidade para atender mais de 600 alunos(Ampliar imagem)
Em poucos dias, mais de 50 mil alunos estarão de volta às salas de aula na rede pública municipal de Vitória, e todas as 102 unidades de ensino estão se preparando para esse momento. O ano letivo terá início nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) na quarta-feira (4) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), na quinta (5). As aulas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emefti) terão início no dia 9.
Para este ano, 567 novas vagas estão sendo criadas nas unidades de ensino. A maior parte delas (390) está no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Silvanete da Silva Rosa Rocha, em Comdusa, cujo novo prédio tem capacidade de atendimento de cerca de 550 crianças com idade entre 6 meses e 5 anos.

Novos prédios

Outras duas inaugurações também geraram novas vagas. São os novos prédios da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha, que aumentou em 97 o número de vagas e ampliou para 702 a capacidade de atendimento, e o também novo prédio da Emef Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, em Ilha de Santa Maria, que passou a oferecer 80 vagas a mais e, agora, pode receber 656 alunos.

Grandes reformas

Além disso, em outras unidades de ensino foram realizadas grandes intervenções que qualificam o espaço escolar. É o exemplo da Emef Octacílio Lomba, em Maruípe, que ganhou quadra coberta, sala de dança/música e estacionamento, além da quadra e sala de recursos multifuncionais da Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Maria Ortiz.
André Sobral
Totem de identificação de escola da rede municipal de ensino de Vitória
Emef Octacílio Lomba, em Maruípe, passou por obras para receber os alunos no novo ano letivo(Ampliar imagem)
André Sobral
Quadra de esportes de escola da rede municipal de ensino de Vitória
Unidade ganhou quadra coberta para a diversão e aulas dos alunos(Ampliar imagem)

Manutenção e pequenos reparos

Durante o mês de janeiro, 60 unidades passaram por intervenção da Gerência de Acompanhamento e Manutenção de Obras da Secretaria Municipal de Educação (GAMO/Seme). Os principais serviços são: revisão de telhado, pintura (interna, externa e de grades), execução de muros, reforma de cozinha e refeitórios, reforma de banheiros, manutenção de rede elétrica, instalação de refletores, limpeza de calhas e capina, correção de infiltrações, reparos em sala de aula, entre outros. Um investimento direto da Seme/Central de cerca de R$ 1 milhão.

Escolas em Tempo Integral

Ampliar as oportunidades de aprendizagem permanecendo por mais tempo na escola é a novidade para cerca de 1,2 mil alunos das Emefs Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, Anacleta Schneider Lucas, na Fonte Grande, e Moacyr Avidos, na Ilha do Príncipe, que vão iniciar o ano letivo de 2015 como unidades em tempo integral.
A ação inaugura a política pública de estado de escola em tempo integral, iniciativa que faz parte do Programa Educação Ampliada, contemplada no Plano Plurianual 2014/2017 da Prefeitura de Vitória e meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE).
Em Vitória, o projeto prevê todos os estudantes e professores em jornada escolar integral, tendo como finalidade garantir educação de qualidade para crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino, promovendo a permanência e o sucesso na aprendizagem de toda sua população estudantil.
Para tudo isso funcionar de forma harmoniosa, as três unidades de ensino passaram por adequações no espaço escolar, a exemplo de identidade visual, salas-ambiente, plotagem das portas com identificação das disciplinas e equipamentos de apoio pedagógico para desenvolvimento das disciplinas eletivas entre outros.

Combate a pragas e roedores

Desde dezembro de 2014, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), estão sendo realizados serviços de desinsetização, dedetização e desratização em todas as unidades escolares, nos quatro Centros de Ciência, Educação e Cultura (Escola da Ciência – Física, Escola da Ciência – Biologia e História, Praça da Ciência e Planetário) e também nos Institutos Brincarte. Em todos os prédios também estão acontecendo limpeza de caixa d'água e troca de filtro dos bebedouros.

Material em desuso

Outro serviço fundamental na preparação das escolas para o início das aulas é o recolhimento do material em desuso. Com o objetivo de organizar e limpar o espaço escolar, a Seme intensificou o recolhimento de materiais que estão danificados, obsoletos ou que se tornaram desnecessários nas unidades de ensino. Esses materiais, após a avaliação e pequenos reparos, poderão ser reencaminhados a outras unidades ou destinados a leilão, como carteiras, mesas, armários, cadeiras e ventiladores.

Ano do Protagonismo na Gestão Escolar

O ano de 2015 foi constituído pela Seme como o Ano do Protagonismo na Gestão Escolar, que pressupõe a efetiva participação dos diversos segmentos que compõem o Conselho de Escola no desenvolvimento de ações educacionais centradas na inovação curricular com a garantia de avanços na aprendizagem. Mais informações podem ser conferidas na portaria do calendário oficial de 2015.

Novos diretores

O ano letivo de 2015 inicia com 101 novos diretores eleitos para administrar as unidades escolares até 2018. Votaram mais de 30 mil eleitores, entre servidores da Educação, professores, representantes das comunidades locais, pais ou responsáveis e alunos com idade a partir de 8 anos. Os novos diretores, inclusive, já iniciaram o processo formativo específico, que tem como objetivo proporcionar o aprofundamento teórico-metodológico sobre os processos da gestão escolar.

Rede municipal

No total, 18.990 alunos estão matriculados nos Cmeis e 31.040 nas Emefs, sendo 28.134 estudantes de ensino regular e 2.906 de Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Yuri Barichivich
Prefeito na sala de aula
Pequenos voltam às aulas nos Cmeis na quarta-feira (4)
André Sobral
Volta as Aulas
Alunos das Emefs voltam às aulas no dia 5 de fevereiro


Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3135-1000 / 98889-6140 / 98139-7097
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário