terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Em Linhares produtores rurais terão novas regras para uso de água do Córrego Farias



[ Por Ramon Luz | 15/01/2015 ]
Baixa na vazão do manancial indicou necessidade de racionamento para manter região abastecida.
BARRAGEM DO FARIAS ANIMA AGRICULTORESA falta de chuva está baixando os níveis dos reservatórios da região do Córrego Farias, zona rural de Linhares. Para garantir que moradores e produtores da região continuem abastecidos, a Prefeitura de Linhares acionará um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC, que organizará o uso da água na sub-bacia hidrográfica do córrego para irrigação.

A vazão do córrego atingiu 87 litros por segundo no ponto de monitoramento da Ponte do Soprani, nível estabelecido como base para o acionamento do Plano A do TAC.

As regras são:

- Irrigação convencional (por aspersão convencional com canhão ou mini-canhão com vazão mínima por emissor superior a 70 litros por hora) só poderá ser utilizada de segunda a sexta-feira das 18h às 6h

- Proibida a irrigação aos sábados e domingos

- Irrigações localizadas por aspersão e gotejamento, cuja vazão máxima por emissor é de até 70 litros por hora, poderão ser utilizadas de segunda a sexta-feira em horário livre.

Atividades que dependem de irrigação continuada independente do sistema de irrigação
- Viveiro de produção de mudas podem ser irrigados todos os dias

- Pastejo rotativo, de segunda a sexta-feira

- Produção de alimentos para subsistência e comercialização em pequena escala, segundas, quartas e sextas-feiras.

Os produtores locais participarão de uma reunião para entender o funcionamento do termo, na próxima segunda-feira (19), às 19h. O prazo para que os agricultores se adequem às regras do TAC vai até a próxima terça-feira (20).

Desde esta quinta-feira (15), a Polícia Militar Ambiental e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal - Idaf, vão inicialmente, orientar o cumprimento do termo na região. Quem for flagrado descumprindo o TAC será autuado e terá que responder junto ao MP, a partir do dia 20, quando a fiscalização passa a ser punitiva.

Sobre o Termo de Ajustamento de Conduta do Córrego Farias
O TAC do Córrego Farias foi acordado entre a Prefeitura de Linhares e o Ministério Público no ano de 2009, como plano de racionamento de água a ser acionado em épocas de estiagem em busca de garantir abastecimento.

Também participaram da confecção do documento o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Iema; o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo, Idaf; o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Incaper; o Sindicato Rural de Linhares; o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Linhares; o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares, Saae; e proprietários rurais que utilizam a água proveniente da sub-bacia do Córrego Farias.

Informações para a imprensa
Secom | secom@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829 | 9 9238 2285
- See more at: http://www.linhares.es.gov.br/Noticias/Noticias.aspx?id=5473#sthash.9AVypiFh.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário