quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Alfredo Chaves comemoração da emancipação política do município


Na próxima segunda-feira (26) a Prefeitura de Alfredo Chaves irá realizar uma manhã cívica para comemorar os 124 anos de emancipação política da cidade, que é celebrado no dia 24 de janeiro. A solenidade ocorrerá na praça Colombo Guardia, no centro da cidade.
As atividades iniciam às 9h com execução do Hino Nacional, em seguida haverá homenagem ao casal mais idoso do município. Ao final ocorrerá um café de confraternização.
De acordo com o prefeito Roberto Fiorin, será uma homenagem singela para comemorar uma data tão importante para o avanço da cidadania do município. “Iremos comemorar essa data civil que faz-nos refletir a importância de sermos livres e podermos construir o nosso espaço. Alfredo Chaves foi vila e, com o crescimento, graças ao árduo trabalho dos nossos ancestrais, se tornou uma cidade independente, com gente que trabalha pensando no futuro e preservando às raízes culturais”, disse.

Confira a programação:
9h- Execução do Hino Nacional Brasileiro
9h15min- Homenagem ao casal mais idoso do município
9h30min- Café de confraternização.

História do município
A história do município de Alfredo Chaves teve início com a colonização dos portugueses, no século XIX. Quando Dom Pedro II doou ao guarda de honra da corte, o português Augusto José Álvares e Silva, 500 alqueires de terra. Essa área foi dividida em cinco partes chamadas Sesmarias: do norte, do sul, do leste, do oeste e Quatinga.
Em 1877, chegam os imigrantes italianos, que desembarcam em Benevente. Do local, eles sobem o rio Benevente em canoas até a sesmaria Quatinga, onde fundam o povoado Alto Benevente. Alguns desses europeus, com medo das enchentes e do ataque dos índios, continuam a subir o rio para se instalarem em uma área mais elevada, batizada de Vila de Todos os Santos.
O distrito de Alfredo Chaves é emancipado no dia 24 de janeiro de 1891, como território desligado do município de Benevente, atual Anchieta. O crescimento econômico da região é impulsionado pelos imigrantes italianos. O progresso chega e o desenvolvimento leva a formação do primeiro centro comercial, onde famílias compram e vendem mercadorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário