sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

“Com o Pnae, a renda é certa”, comemora agricultor capixaba


 0  1 
 
 
sexta-feira, 30 Janeiro, 2015 - 16:00
Foto: Rômulo Serpa/MDA
Filho de agricultores familiares, Fábio de Souza, 30 anos, nasceu e cresceu na comunidade Feliz Lembrança, município de Alegre, sul do Espírito Santo. Foi nesse lugar que ele se casou, há quatro anos, com Elaine Ferreira, 30, e é também onde pretende criar os filhos. As políticas do Governo Federal para a agricultura familiar foram determinantes para ele tomar essa decisão. “Hoje, se o produtor quiser trabalhar, é bem mais fácil, tem apoio. Eu e meu pai começamos a investir mais na produção com a chegada do programa Luz para Todos, depois veio o crédito, a agroindústria, o Pnae. É outra vida.”
Com os investimentos na propriedade, Fábio organizou a produção e comercializa, desde 2010, polpas de manga e acerola para escolas municipais de Alegre. As frutas são cultivadas agroecologicamente em uma área de 1,5 hectare junto com outras que são consumidas pela família e vendidas em feiras da região.  
“Na feira tem dia que vende mais, tem dia que vende menos e tem dia que não vende nada. Com o Pnae, a renda é certa. O que dá segurança para investir e um ânimo que contagia toda família. É uma das maiores portas que já foi aberta para a agricultura familiar.”
Além dele, mais 14 famílias de Feliz Lembrança se beneficiam do programa. 
Em 2014, segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Governo Federal investiu mais de R$ 104 milhões na aquisição de alimentos sem agrotóxicos para a alimentação escolar
Pnae
O objetivo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) é levar alimentos saudáveis para a merenda escolar dos alunos da rede pública e valorizar a produção regional sustentável.
Criado em 2009, a partir da Lei nº 11.947/2009, a política determina que no mínimo 30% dos recursos repassados pelo FNDE para alimentação escolar devem ser usados para a compra de produtos da agricultura familiar. Assentados da reforma agrária, indígenas e comunidades quilombolas têm prioridade no processo de seleção dos fornecedores.
A política de compras de agricultores familiares pelo Pnae, assim como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), é reconhecida internacionalmente como poderosa estratégia de segurança alimentar e nutricional.

TAGS DA NOTÍCIA: 
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/%E2%80%9Ccom-o-pnae-renda-%C3%A9-certa%E2%80%9D-comemora-agricultor-capixaba#sthash.OAZzipPD.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário