sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Seca, poluição e energia são focos do Gabinete de Gestão Integrada Ambiental


Publicada em 30/01/2015, às 17h00 | Atualizada em 30/01/2015, às 17h05

Samira Gasparini
Rio Santa Maria da vitória
Santa Maria é um dos rios que abastecem a cidade de Vitória
Carlos Antolini
Mão abrindo torneira com temporizador
Ações visam alertar a população sobre o desperdício de água, como no uso de torneiras
Ações voltadas para minimizar os problemas da seca no Estado são prioridade na Prefeitura de Vitória. A falta de água será um dos principais temas debatidos pelos membros do Gabinete de Gestão Integrada Ambiental, cujo decreto que o institui foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (30).
Além do problema hídrico, o grupo irá discutir e trabalhar assuntos como pó preto, esgoto, uso de energia limpa, resíduos e arborização. A primeira reunião dos membros já acontece na próxima quinta-feira (5).
O Gabinete de Gestão Integrada Ambiental terá como objetivos zelar pela sustentabilidade; fiscalizar, gerenciar e executar soluções em relação ao abastecimento e à qualidade da água e do ar; e propor fontes alternativas de energia, resíduos sólidos e reciclagem e reflorestamento para o município.

Membros

As decisões serão tomadas em comum acordo pelos seus membros: secretários municipais, representante do Legislativo, presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), representantes do Governo do Estado, representantes dos municípios que compõem a bacia do
Rio Jucu (Serra, Cariacica, Vila Velha, Domingos Martins, Marechal Floriano e Guarapari) e representantes dos municípios que compõem a bacia do Rio Santa Maria (Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá).
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, explanou como funcionará o Gabinete de Gestão Integrada Ambiental. "As questões relacionadas ao meio ambiente se tornaram uma agenda absolutamente importante e emergencial. Nele, nós vamos focar os pontos principais: água, mananciais, abastecimento de água e captação de água de chuva. A água de chuva não pode ser problema, ela é a solução. Outra questão importante é o pó preto, que se agravou muito nos últimos meses e, por isso, temos que discutir com os órgãos ambientais, Ministério Público e empresas".
"Esse tema demanda uma gestão conjunta. Não se pode atuar de forma isolada, por municípios, razão pela qual foi criado um comitê. É um passo importante para a ação de tutela ambiental nele previsto", disse a subprocuradora geral em exercício, Flávia de Sousa Marchezini.
Carlos Antolini
Gari limpando rua com jato de água
Limpeza das vias e monumentos é feita com água não tratada
Diego Alves
Esgoto Inhanguetá
Moradores estão sendo orientados sobre a importância de fazer as ligações de esgoto sanitário(Ampliar imagem)

Ações contra o desperdício de água

Algumas iniciativas que visam evitar o desperdício de água na capital já são adotadas pela administração municipal.
Carros-pipa
Os parques municipais, as praças, as feiras livres, os monumentos e os canteiros são regados pelos carros-pipa com água não tratada.
Ligação de esgoto
A Assessoria de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica (Seges) já vem realizando, desde junho do ano passado, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), abordagens educativas em vários bairros da capital com o objetivo de conscientizar e orientar os moradores sobre a importância de fazer as ligações de esgoto sanitário.
Até o momento, já foram realizadas cerca de 700 abordagens em 28 bairros da capital. Destas, mais de 110 pontos já formalizaram a ligação de esgoto. Com isso, 110 mil litros de esgoto deixam de ser jogados por dia na baía de Vitória.
Chuveiros
A Secretaria Municipal de Obras (Semob) informa que os 16 chuveiros instalados nas praias de Vitória nesta gestão já foram conectados a temporizadores, cujos tempos de abertura serão reduzidos de 50 para 20 segundos. Essa mudança de tempo de funcionamento será concluída até a próxima sexta-feira (6). Os demais 32 equipamentos mais antigos, que funcionam com registros manuais, serão adaptados para receber temporizadores.
Economia
Na Casa do Cidadão, a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) está realizando a revisão das instalações hidráulicas do prédio para verificar se há algum vazamento e também orienta equipes de limpeza e servidores a evitar desperdício de água, como verificar se as torneiras dos banheiros estão fechadas.
Minuta de lei
A Prefeitura de Vitória ainda está elaborando uma minuta de lei que prevê ações educativas e até restritivas para quem desperdiçar água em Vitória, como a vassoura hidráulica para lavar carros e calçadas.
Yuri Barichivich
Chuveiro em Camburi
Chuveiros mais novos instalados nas praias já contam com temporizadores
Imagem divulgação
Vassoura hidráulica
Minuta de lei prevê ações para evitar o uso da vassoura hidráulica para limpar calçadas


Informações à imprensa:

Lívia Albernaz (livia@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6129 / 9-8889-6134
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário