quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

CASTELO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NESTA SEXTA-FEIRA





A estiagem e a seca estão castigando o município de Castelo, desde meados do mês de dezembro, e a Prefeitura já começa a receber diversas denúncias de represamento de nascentes e retirada irregular de água do Rio Castelo para uso em lavouras e plantações. Em algumas localidades, falta água para o gado beber, e em algumas comunidades do interior do município, falta água até mesmo para o consumo humano.


Com o objetivo de amenizar os efeitos da estiagem, o Prefeito Interino de Castelo, Eutemar Venturim, vai decretar, nesta sexta-feira, dia 30 de janeiro, Situação de Emergência no Município. “Já proibimos a utilização do caminhão pipa nas ruas do município, e vamos pedir o apoio dos servidores públicos na economia da água. A questão hídrica não é apenas responsabilidade do poder público, mas também da população em geral, que faz uso da água, daí a importância de decretar Situação de Emergência, onde vamos em um primeiro momento, levar ao conhecimento da população, a necessidade da economia de água, neste momento grave de escassez de água que estamos passando”, informou o Prefeito Interino de Castelo, Eutemar Venturim.

Em algumas comunidades de Castelo, falta água para a irrigação das plantações de café, verduras, legumes e frutas. Algumas escolas do município estão sem água, e deverão ser abastecidas com caminhão pipa para o início das aulas, na segunda semana de fevereiro. Além disso, grande parte dos córregos do interior estão totalmente secos.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil do Município, Lúcio Cesconetti, a conscientização da população é fundamental para que este tipo de situação não se repita. "Pedimos a colaboração coletiva na economia da água. A Prefeitura está criando um comitê e um decreto de Lei que disciplina o uso da água do município, além de ações de recuperação das nascentes de Castelo, preservação das APP's –Áreas de Preservação Permanente, para termos água suficiente para uso humano, animal e na produção agrícola. O rio é a vida da cidade, já que o abastecimento do Município depende do Rio Castelo", concluiu o Coordenador da Defesa Civil do Município.


Na última quarta-feira, dia 28 de janeiro, o Prefeito Interino de Castelo participou de uma reunião, juntamente do Governo do Estado, e de Prefeitos de outros municípios, onde foram tratados assuntos referentes à estiagem e as medidas que deverão ser tomadas. Nos próximos dias, após decretar Situação de Emergência, o Prefeito Interino, deverá agendar uma reunião com a sociedade civil, e representantes das entidades castelenses, expondo a situação da estiagem no município, com base nas orientações do Governo do Estado, e dos levantamentos obtidos no nosso município.

Entre as comunidades denunciadas por represamento de nascentes e retirada irregular de água do Rio Castelo, estão: Vargem Fria, Montepio, Estrela do Norte, Milagrosa, Córrego 60, Mamona, Barra Alegre, São Manoel, São Quirino, São Pedro, Braço do Sul, Forno Grande, São Vitório, Alto Monte Alverne e Quilombo. Para realizar a retirada da água do rio, é preciso ter uma autorização, ou outorga de água, que deve ser retirada no IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.Quem continuar em situação irregular, pode receber punições, como advertências, ou até mesmo responder por crime ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário