segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Prefeito Alfredo Chaves homenageia cidadãos mais idosos para comemorar aniversário da cidade





A cidade de Alfredo Chaves completou 124 anos de emancipação política no último sábado (24) e para comemorar a data, a Prefeitura realizou hoje (26) uma manhã cívica na praça Colombo Guardia. As atividades iniciaram às 9h com execução do Hino Nacional, em seguida houve homenagem ao casal mais idoso do município.
A cerimônia contou com presença do prefeito Roberto Fiorin; do presidente da Câmara Municipal, Gilson Belon; além dos secretários municipais, familiares dos homenageados, gerentes das instituições financeiras com sede no município, servidores e demais representantes da comunidade.
Os aposentados Mozart Bérgami, 100 anos e Durvelina Magnago Orlandi, 98, foram os homenageados. De acordo com os organizadores, eles representam os alfredenses mais idosos, de acordo com uma pesquisa realizada pelas redes sociais. Acompanhados dos familiares, os aposentados receberam uma placa de homenagem das mãos do prefeito.
Durante o pronunciamento, Fiorin agradeceu a população pelo apoio, falou brevemente da história de vida dos homenageados e aproveitou para destacar algumas obras. “Hoje comemoramos o aniversário da nossa cidade que vem crescendo com ajuda de toda população que ama verdadeiramente essa terra. Aproveito para anunciar que hoje iremos assinar a ordem de serviço para autorizar a empresa vencedora do processo licitatório iniciar as obras de construção da passarela que irá ligar o bairro Ouro Branco ao Parque de Exposições”, disse.  

História do município
A história do município de Alfredo Chaves teve início com a colonização dos portugueses, no século XIX. Quando Dom Pedro II doou ao guarda de honra da corte, o português Augusto José Álvares e Silva, 500 alqueires de terra. Essa área foi dividida em cinco partes chamadas Sesmarias: do norte, do sul, do leste, do oeste e Quatinga.
Em 1877, chegam os imigrantes italianos, que desembarcam em Benevente. Do local, eles sobem o rio Benevente em canoas até a sesmaria Quatinga, onde fundam o povoado Alto Benevente. Alguns desses europeus, com medo das enchentes e do ataque dos índios, continuam a subir o rio para se instalarem em uma área mais elevada, batizada de Vila de Todos os Santos.
O distrito de Alfredo Chaves é emancipado no dia 24 de janeiro de 1891, como território desligado do município de Benevente, atual Anchieta. O crescimento econômico da região é impulsionado pelos imigrantes italianos. O progresso chega e o desenvolvimento leva a formação do primeiro centro comercial, onde famílias compram e vendem mercadorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário