quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

​Ex-morador de rua dá a volta por cima e muda de vida

Os olhos de Paulo Ferreira Rocha, 47 anos, têm um brilho intenso. O sorriso é largo e transmite alegria. As mãos evidenciam sofrimentos passados e um discreto nervosismo. É preciso algum tempo e generosidade para reler o longo e árduo caminho que este ex-morador de rua percorreu até alcançar uma nova maneira de viver.

Caçula de nove irmãos, Paulo Talento, como é conhecido atualmente, é natural do Rio de Janeiro e nasceu de uma família desestruturada. Teve poucos bons exemplos na infância e, em consequência, encontrou dificuldades em viver de uma forma digna.

Paulo foi morador de rua nas mais diversas cidades do Brasil, onde geralmente sobrevivia de pequenos bicos e passou um tempo como pedinte. Viadutos, becos, praças e albergues foram, por muito tempo, os tipos de abrigos que Paulo tinha para deitar em seu pedaço de papelão, acreditando que um dia essa condição mudaria.

“Após o falecimento dos meus pais, o pouco que sobrou da herança foi usado pelos meus irmãos. Eu cresci em um meio onde as pessoas faziam o uso de entorpecentes e isso não me ajudou em nada no meu desenvolvimento como um cidadão saudável fisicamente e mentalmente”, afirma Paulo.

Nas idas e vindas da vida, Paulo permaneceu um tempo em um albergue em São Paulo, onde fez o curso de cabeleireiro, pois tinha o sonho de ser barbeiro. Sem estudos e sem dinheiro, mas com uma grande vontade de mudar, Paulo concluiu o curso.

Mesmo com mais uma habilidade, Paulo continuou fazendo outros bicos e o destino o trouxe para Vila Velha. Como a chegada em qualquer cidade não é fácil para quem não tem um histórico de carteira assinada, ele passou por momentos difíceis até encontrar o abrigo Bom Samaritano, em Santa Rita, onde passou cinco meses.

“No Bom Samaritano as assistentes trabalharam minha cabeça para mostrar uma vida além da que eu levava. Às vezes achamos que não existe saída, uma solução, mas quando temos fé, gostamos de nós mesmos e procuramos ajuda, fica muito mais fácil sair do fundo de poço”, comenta Paulo.

Para quem não tinha perspectiva de vida, Paulo Talento, como é conhecido pela habilidade em lidar com o cabelo de seus clientes, hoje vive não só o seu sonho, mas uma vida digna que o deixa realizado.

Abrigo Bom Samaritano

Localização: Rua Moacyr Motta, 37. Santa Rita.
Funcionamento: 24 horas
Contato: 3391-5044

Objetivo

Oferecer acolhimento institucional temporário, até que seja viabilizado o retorno à cidade de origem, a reintegração familiar ou o alcance de autonomia por meio de acompanhamento profissional especializado e articulado com os demais serviços da rede socioassistencial. 

Público alvo

População em situação de rua e migrantes, maiores de 18 anos, ambos os sexos, encaminhados no horário de expediente comercial pelo Centro de Triagem e a noite e finais de semana pelo Serviço de Abordagem Social de Rua. 

Atividades desenvolvidas

Acompanhamento social, psicológico; atividades socioeducativas; acompanhamento à saúde; atendimento multidisciplinar; visitas domiciliares e encaminhamentos para rede socioassistencial. 

Abrangência: Todo o município. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário