sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Cresce número de microempreendedores em Cachoeiro


Resultado é fruto de ações de incentivo à formalização

Cada vez mais pessoas estão buscando empreender em Cachoeiro de Itapemirim. Em 2014, a prefeitura registrou 1.047 microempreendedores individuais (MEI), um aumento de 24% em relação ao ano anterior (841). Os dados são da Secretaria Municipal de Fazenda.

Cabeleireiros, comerciantes varejistas de roupas, acessórios e cosméticos, além de eletricistas, pintores, carpinteiros e bombeiros, lideram a lista de profissionais que vêm formalizando suas atividades.

Um dos fatores que ajudaram a gerar o saldo positivo foi o reforço nas ações da Sala do Empreendedor, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. No ano passado, ela passou a contar, também, com uma unidade móvel, cedida pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
A Sala do Empreendedor Itinerante – que percorreu 47 bairros e distritos entre os meses de março e dezembro – foi responsável por 1,1 dos 6.124 atendimentos realizados em 2014 pelo programa de formalização de pequenos negócios, cujo um dos objetivos foi construir em Cachoeiro um cenário favorável ao empreendedorismo.
“Nos dois últimos anos obtivemos um crescimento de quase 100% no número de orientações efetuadas pela Sala do Empreendedor, o que demonstra que cada vez mais as pessoas têm se interessado em se tornar microempreendedores. Em 18 dias úteis, já contamos com 226 atendimentos, número previsto para todo o mês de janeiro”, frisa Daula Dorigueto, secretária de Desenvolvimento Econômico em exercício.

Isenção dos tributos federais (como Imposto de Renda, PIS e Cofins), auxílio-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria são alguns os benefícios garantidos aos trabalhadores autônomos que se tornam microempreendedores individuais. Enquadrados no Simples Nacional, eles pagam apenas um valor fixo mensal, destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS.

Em Cachoeiro, o MEI também tem isenção de taxas municipais e outros benefícios garantidos pela lei municipal da micro e pequena empresa.

Para a formalização, é preciso RG, CPF, comprovante de residência e carnê de IPTU. Para a consulta de crédito, são os mesmos documentos, exceto o talão de IPTU, que dá lugar à certidão de estado civil.

A Sala do Empreendedor está funcionando, temporariamente, na Casa da Memória (Rua Vinte e Cinco de Março, 6, Centro). Mais informações pelo telefone 3155-5110.




Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário