segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Primas se reencontram após 50 anos de separação

Uma separação de meio século chegou ao fim, nesta última semana, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Paul, em Vila Velha. Após se distanciarem ainda na adolescência, as primas de primeiro grau Carmem Garcia Barbosa de Araujo, de 65 anos, moradora de Paul, e Dolvina Madalena de Souza Gonçalves, de 67 anos, residente de Sagrada Família, tiveram um inesperado e emocionante reencontro em uma atividade em comum: a produção de bonecas de pano.

Apesar do início dessa história não ser feliz, sua conclusão compensou muito a tristeza. Dolvina Gonçalves procurou o Cras de Paul para realizar seu Cadastro Único. A assistente social que realizou o procedimento fez uma breve avaliação de Dolvina, que apresentava problemas físicos por não sair de casa em decorrência de sinais de depressão pela perda prematura do filho. A assistente a convidou para participar da oficina de bonecas não só para oferecer uma ocupação à Dolvina, mas para ressocializá-la.

Carmem Garcia perdeu o marido em 2014 e também não havia superado a situação. O psicólogo do Cras José Maria do Nascimento Falcão encontrou Carmem cabisbaixa na calçada de sua casa e fez o convite de um recomeço com as atividades do Centro de Referência.

Segundo Dolvina, desde o início sentia uma ligação emocional com Carmem. “Eu olhava para ela e sentia algo diferente. No momento da chamada, prestei atenção no nome, o reconheci e pensei: essa Carmem é minha prima!”, conta Dolvina.

Passado o momento de surpresa, foi logo conferir de que família dela pertencia. “Quando ela respondeu Candido Amaro, que é a mesma do meu pai, eu não acreditei e disse: 'Você é filha do tio Candido? Eu sou Dalvina, filha do tio Geraldo!'”. Ela conta que o abraço foi tão apertado que quase não se soltou da prima.

“Redescobrir Dalvina foi uma graça. Nunca tremi tanto em minha vida”, conta Carmem, em meio de lágrimas e sorrisos.

Para o psicólogo do Cras de Paul, José Maria do Nascimento Falcão, a oficina de bonecas vai muito além da simples produção. “Nossa principal finalidade é a discussão e a reflexão sobre situações vivenciadas e interesses comuns dos nossos alunos, relacionados ao acesso a direitos e vulnerabilidades que impactam o convívio familiar e comunitário”, relata.

Centro de Referência de Assistência Social (Cras)

Os Cras são a porta de entrada para os usuários da Política de Assistência Social e têm extrema importância para a promoção da dignidade, qualidade de vida e o acompanhamento das famílias do Programa Bolsa Família e Cadastro Único de Programas Sociais, prevenindo a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos, ofertando serviços de proteção social básica para à população canela-verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário