sábado, 31 de janeiro de 2015

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA AJUDOU A TIRAR O BRASIL DO MAPA DA FOME.

texto de Ronald Mansur                                

                                   Mês de fevereiro é o tempo da volta as aulas.
                           
                                  Pelo sexto ano consecutivo os alunos e alunas matriculados nas escolas municipais vão ter uma alimentação de qualidade. Antes de 2010 era a terrível merenda escolar, uma acinte para com os nossos estudantes.
                           
                                 A mudança de MERENDA ESCOLAR para ALIMENTAÇÃO ESCOLAR não apenas uma troca de nomenclatura, foi uma nova postura determinada pelo Governo Federal. Antes de 2010 o dinheiro que vinha do Governo Federal para as Prefeituras era todo ele destinado a aquisição de produtos que sempre geravam problemas de denúncias pela baixa qualidade. Neste momento o programa passou a ter uma maior presença e participação de Nutricionistas.
                         
                                2010 foi marco divisório entre o descaso para com as crianças matriculadas nas escolas municipais e uma nova postura de respeito a milhões e milhões de brasileirinhos e brasileirinhas. Passaram a ter uma alimentação de verdade e de qualidade. O Governo Federal determinou que cada município deveria utilizar no mínimo 30% do dinheiro na compra de produtos vindos da AGRICULTURA FAMILIAR. Eu disse 30% no mínimo.
                         
                                Quando o administrador público tem consciência da importância de se comprar da AGRICULTURA FAMILIAR, ele dá uma maior e melhor atenção. Eu não tenho conhecimento de quais PREFEITURAS do Espírito Santo estão comprando acima do mínimo de 30%.
                           
                                Já no ano de 2012 o Governo do Estado, que também recebe dinheiro do Governo Federal passou a ter de comprar no mínimo 30% de produtos da AGRICULTURA FAMILIAR.
                         
                                É interessante frisar que a ação determinada pelo Governo Federal além de proporcionar uma melhor qualidade na ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, indicou também a geração de mais trabalho e renda no meio rural.
                                Certamente nestes seis anos de mudança, pouca coisa foi divulgada na imprensa tradicional. Uma ação que teve grande contribuição para o Brasil sair do MAPA DA FOME merecia ter um tratamento melhor da imprensa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário