quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Merenda escolar vai atender até aluno que tiver restrição alimentar

Quando os 50 mil alunos retornarem às 97 escolas da rede municipal de ensino de Vila Velha na próxima quarta-feira (04) encontrarão à disposição um cardápio mais saudável e variado, além de mais adequado às necessidades das crianças que precisam de uma alimentação diferenciada. As opções vão de um bolo de abóbora e pão caseiro sem leite, ou uma moqueca de filé de merluza.  As sugestões de receitas vão atender a todos os alunos do ensino infantil e fundamental, inclusive aos que apresentam restrições alimentares, como intolerância a lactose, a corantes e diabetes.
 
Esses pratos foram alguns dos testes realizados na Unidade de Ensino Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Irmã Feliciana Garcia, em Ilha dos Aires. Quem esteve à frente deste novo cenário da alimentação escolar foram as nutricionistas da rede de ensino de Vila Velha. Esse preparo fez parte de diversas ações para receber as crianças com uma alimentação saudável, nutritiva e diferenciada.

Os cardápios da Alimentação Escolar atendem à normatização e aos objetivos estabelecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contemplam, ainda, os preceitos básicos da nutrição, incluindo composição nutritiva satisfatória, equilíbrio entre os nutrientes e variedade de alimentos e preparações, com o intuito de evitar a monotonia alimentar.

As nutricionista também aproveitaram para calcular a Per Capita de cada faixa etária.  Per Capita é a quantidade suficiente de alimentos por pessoa para compor uma refeição. Cada alimento tem um valor per capita no cardápio. É muito importante que este valor seja respeitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário