quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Em Cachoeiro produtores rurais afetados pela seca recebem assistência

Situação foi decretada no último dia 19


Quarenta e cinco produtores rurais de Cachoeiro de Itapemirim prejudicados pela seca já receberam assistência da prefeitura. O atendimento consiste na busca de água para animais a partir da escavação e limpeza de poços artesianos nas propriedades e no abastecimento com caminhões-pipa.
Essas medidas estão previstas no decreto de situação de emergência no meio rural, assinado pelo prefeito Carlos Casteglione e publicado no Diário Oficial do Município do último dia 19.

Tijuca, Fura Olho, Bom Retiro, Areial, Córrego dos Monos, São Braz, Pacotuba e Pedra Lisa são algumas das localidades e distritos já atendidos pela Defesa Civil de Cachoeiro, que coordena o trabalho de assistência, realizado com o apoio de outros órgãos municipais.

O objetivo desse conjunto de ações, segundo o coordenador da Defesa Civil, Antônio Rizzo, é atenuar os efeitos da recente estiada, que afeta pastagens e lavouras e contribui para secar nascentes e córregos do interior, causando prejuízos ao setor agropecuário.

“Produtores que precisarem de caminhão-pipa ou de máquina para escavação de poço devem solicitá-las, pessoalmente ou por telefone, à Defesa Civil ou à Secretaria Municipal de Agricultura. Técnicos vão às propriedades para avaliar as demandas”, explica Rizzo.

A Secretaria de Agricultura de Cachoeiro fica na avenida Monte Castelo (no prédio do Sindicato Rural), Independência. Telefones: 3521-1147 e 3521-1385. O endereço da Defesa Civil também é na mesma via. Contatos: 199 e 3511-2342. O atendimento em ambos os órgãos é das 7h às 17h.

Financiamento rural
O decreto – que pode ser consultado no site da prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br) – também possibilita que produtores prejudicados que contraíram financiamento rural possam renegociar junto às instituições de crédito as formas de pagamento do empréstimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário