segunda-feira, 6 de abril de 2015

Laboratórios do Incaper identificam pragas e doenças de plantas de forma gratuita para agricultores

Incaper


06/04/2015 - 14h01min

Muitas lavouras de produtores rurais são atingidas por pragas ou doenças de plantas, que podem causar prejuízos econômicos e até mesmo a perda de culturas. "Por isso, a identificação tanto de insetos e outras pragas como agentes causadores de doenças é fundamental para seu controle. Com o objetivo de realizar essa identificação, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) oferece, de forma gratuita, o serviço de análise nos laboratórios de entomologia e de fitopatologia, localizados nos Centros Regionais de Desenvolvimento Rural de Linhares, no Norte, e em Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo.

O laboratório de entomologia do Incaper presta serviço de avaliação e identificação de pragas de diversas culturas. Seu público-alvo são os agricultores, técnicos da iniciativa privada, extensionistas dos escritórios locais do Incaper e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), bem como o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), quando envolve o levantamento de espécies quarentenárias. 

Para o pesquisador José Salazar Júnior, responsável pelo laboratório de entomologia do Centro Serrano, essa unidade concentra todas as atividades de identificação de pragas e armazenamento de amostras, sendo a referência do Incaper para esse tipo de trabalho. “O laboratório é a base de várias pesquisas, como o levantamento de mosca das frutas e bicho mineiro e seus inimigos naturais em café. Também é feita avaliação de produtos alternativos e tecnologias no controle de pragas, além do atendimento direto ao agricultor da região”, falou Salazar. 

O pesquisador responsável por esse laboratório no Centro Norte, Renan Batista Queiroz, afirma que o agricultor tem diversos benefícios com a utilização do laboratório. “Além de ser um serviço gratuito, o produtor rural pode ser orientado, a partir da identificação da praga, sobre como solucionar esse problema em sua propriedade”, falou Renan.

A demanda de atendimento ao público para o laboratório de entomologia aumenta a cada ano. No Centro Serrano, por exemplo, foram avaliadas 60 amostras em 2012, 111 em 2013 e 142 em 2014, considerando apenas o atendimento ao público, com exceção das amostras processadas para a pesquisa. 

Laboratório de fitopatologia

O laboratório de fitopatologia tem como principal finalidade proporcionar o suporte para o desenvolvimento de projetos de pesquisa do Incaper, bem como atender ao público por meio do diagnóstico de doenças de plantas em amostras que são encaminhadas por agricultores. Apenas em 2014, o laboratório de fitopatologia do Centro Serrano realizou 896 análises em 615 amostras e o do Centro Norte, em Linhares, analisou 276 amostras.

Segundo os pesquisadores Enilton Santana e Karin Tesch, responsáveis técnicos pelo laboratório de fitopatologia do Centro Norte, o público e principalmente os produtores poderão buscar todas as informações necessárias sobre a ocorrência e o manejo das doenças fúngicas, bacterianas, nematoses, viróticas e também doenças de causas abióticas.

“Todas as amostras de material para diagnóstico que chegam ao laboratório são identificadas e registradas em livro próprio ficando em cadastro o material, os sintomas e a identificação do patógeno, o que possibilita a recuperação das informações e a rastreabilidade no caso de doenças de importância econômica da agricultura capixaba”, explicou o chefe da área de pesquisa do Incaper, José Aires Ventura. 

Qualidade no serviço e gratuidade

“Os laboratórios do Incaper são de fundamental importância para o desenvolvimento de pesquisas com doenças que causam danos econômicos para culturas no Espírito Santo. Além disso, seus resultados podem trazer benefícios tanto para agricultores como para o público em geral. É possível viabilizar alternativas de controle mais baratas, com redução do uso de agrotóxicos. Também evita-se a intoxicação alimentar de pessoas”, explicou José Aires Ventura.

Ele disse que, para o produtor rural e público em geral, os laboratórios possibilitam a identificação correta das doenças nas plantas, o que viabiliza que sejam tomadas providências adequadas e tecnicamente corretas para as estratégias de controle. “Destacamos que os laboratórios prestam serviço à defesa fitossanitária estadual e federal de forma gratuita, prevenindo a entrada de doenças que ainda não ocorrem no Estado e que podem ameaçar a economia”, destacou o chefe da área de pesquisa.

Acesso ao serviço

O produtor pode solicitar o serviço por meio dos escritórios locais do Incaper, levando amostras para serem encaminhadas aos laboratórios; ou indo diretamente, com as amostras, aos locais de recolhimento, seja em Linhares e ou em Domingos Martins. Confira abaixo os telefone e endereços:

Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Norte – Linhares
Endereço: BR 101 Norte, km 151, Caixa Postal 62. Linhares, Espírito Santo. CEP: 29915-140

Laboratório de Entomologia
Telefone: (27) 3371- 4803
Responsável técnico: Renan Batista Queiroz - Engenheiro agrônomo, doutor em entomologia.

Laboratório de Fitopatologia
Telefone: (27) 3371-4679/(27) 3371-4659 
Responsável técnico: Enilton Nascimento Santana – Engenheiro agrônomo e doutor em Fitopatologia.
Equipe: Karin Tesch Kuhlcamp – Engenheira agrônoma, mestre em produção vegetal/ fitossanidade.


Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Serrano – Domingos Martins
Endereço: BR 262, KM 94, Aracê, Domingos Martins. CEP: 29278-000

Laboratório de Entomologia
Telefone: (27) 3248-1701 
Responsável técnico: José Salazar Zanuncio Junior – Zootecnista e Doutor em Entomologia.

Laboratório de Fitopatologia
Telefone: (27) 3248-1683
Responsável técnico: Helcio Costa – Engenheiro agrônomo e doutor em Fitopatologia

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br 
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br 
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 98849-6999

Nenhum comentário:

Postar um comentário