O Prefeito Jair Ferraço assinou na manhã desta terça-feira, sete de abril, o convênio no valor de R$ 85 mil, com a Escola Família Agrícola de Castelo e o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo -MEPES, que garante o custeio com material de expediente, manutenção da escola, veículo e outros, durante o ano letivo de 2015.
"O repasse que ajuda a manter a escola oportuniza aos alunos do interior do nosso município a fazerem um curso técnico, capacitando a mão de obra para quando retornarem ao campo, possam melhorar, ampliar e diversificar o agronegócio colaborando com suas famílias nas propriedades rurais", disse o Prefeito Jair Ferraço, que assinou o convênio na presença do Secretário Municipal de Agricultura Gilberto Gava Marques e da diretora da escola, Silvana Maria Laquini Moro.
Atualmente estudam na Escola Família Agrícola 125 alunos, em quatro turmas, de 1º ao 4º ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Agropecuária, através da pedagogia da alternância, onde o aluno passa uma semana na escola e outra semana em casa colocando em prática o que aprende em sala de aula. A escola apresenta uma proposta para que o aluno não perca o vínculo com a agricultura familiar, mesmo quando a opção dele seja não voltar a morar no campo.
Desde a fundação da escola em 2006, já se formaram cerca de 140 alunos. E os resultados positivos dessa formação já começam a render frutos. "No 3º ano os alunos escrevem um projeto pensando na diversificação sem intervenção ao meio ambiente. Temos um aluno do distrito de Estrela do Norte que fez sobre o melhoramento do café e hoje a propriedade da família já vive outra realidade. Outro aluno da comunidade de Santa Clara abriu uma empresa de elaboração de projetos agropecuários e até contratou outros dois ex-alunos para trabalharem com ele", contou a diretora da escola, Silvana Maria Laquini Moro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário