segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Em Vila Velha Avanços e conquistas na EJA são apresentados em formação



Texto: Letícia Passos / Foto: Letícia Passos

Avanços e conquistas na EJA são apresentados em formação - Imagem: Letícia Passos
Para compartilhar os resultados e avanços na Educação de Jovens e Adultos de Vila Velha (EJA), a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professores, pedagogos e diretores das escolas que oferecem a modalidade de ensino estiveram reunidos, na noite da última sexta-feira (07), no auditório do Centro de Treinamento e Capacitação (Titanic), no Centro.
O balanço das ações, o perfil do aluno da EJA (traçado a partir de questionário socioeconômico e aspirações dos estudantes), a apresentação da Resolução e do documento contendo proposta de diretrizes político-pedagógicas da modalidade em Vila Velha, foram foco da última formação continuada do ano.
Na oportunidade, a secretária da pasta, Wanessa Zavarese Sechim, ressaltou uma das principais conquistas da área. “Coroar o trabalho com a publicação de uma Resolução da EJA (que antes era entendida como projeto, supletivo ou ensino fundamental noturno) é um grande avanço para a rede, visto que o Conselho Municipal de Educação aprovou a EJA como uma modalidade de ensino”, destacou.
Todo o trabalho e documentos realizados e compartilhados na reunião foram construídos juntamente com os educadores da EJA no município. As diretrizes do documento foram elaboradas mesclando e convergindo as proposições dos grupos de trabalho – formados pelos professores para a Jornada da EJA – e a visão da Semed. As diretrizes vão nortear o trabalho dos educadores e a Resolução define, do ponto de vista legal, como será organizada a modalidade em Vila Velha.

Maria da Penha Marques (foto), professora de geografia da EJA nas Unidades Municipais de Ensino Fundamental (Umef) Darcy Ribeiro e Paulo Cesar Vinha, aprovou a iniciativa da secretaria. “O documento traz um amparo legal e é mais um suporte da Semed para melhorar e olhar de forma mais ampla a EJA no município”, opinou.
O coordenador do setor de Diversidade da Semed, Paulo de Mello, apresentou a trajetória da EJA na cidade. “A oferta da modalidade cresceu, disponível atualmente em 21 escolas; a matrícula foi ampliada consideravelmente; conseguimos um pedagogo por unidade de ensino e uma equipe de monitoramento. Além disso, foi criada a avaliação diagnóstica, que permite reflexão da prática pedagógica, a fim de beneficiar o aluno; e inserida a informática na matriz curricular. Também temos formação continuada garantida em calendário; a realização da Jornada Pedagógica da EJA; a criação das diretrizes/proposta da nova Resolução EJA, e a articulação intersetorial (com as secretarias de Saúde e Ação Social) e interinstitucional”, elencou.
Certificação
Nesta segunda (10), terça (11) e quinta-feira (13), alunos da Educação de Jovens e Adultos das Umefs Governador Christiano Dias Lopes Filho, Senador João de Medeiros Calmon, e Leonel de Moura Brizola, respectivamente, receberão certificado de conclusão da disciplina de Tecnologia da Informação e da Comunicação, que começou a fazer parte da Organização Curricular da EJA neste ano letivo. O uso das tecnologias está aliado ao currículo diferenciado para este aluno, com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário