Texto: Kárita Iana / Foto: Elizeu Dias
“Este é um grande avanço para a cidade. Trabalhamos incansavelmente para alcançar este resultado que desde 2009 era um sonho para todos nós. É gratificante ver que o esforço do nosso trabalho está contribuindo para que a população tenha mais qualidade de vida. Além de hoje sermos referência no país, temos comprovação de que os índices de criminalidade vêm diminuindo no município”, ressaltou o secretário adjunto de Segurança Pública e Defesa Social, Robson Rangel.
Na ocasião, o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, explicou que a gestão municipal é parceira e atuante em ações preventivas para enfrentamento e combate à criminalidade. O prefeito enfatizou ainda que uma importante política de gestão adotada pela Prefeitura é a integração do município com os órgãos responsáveis pelo sistema de Segurança Pública.
"Atuamos de forma técnica para melhorar a segurança de Vila Velha. Além do sistema de videomonitoramento, criamos a Guarda Municipal e estabelecemos uma linha direta com os órgãos federais e estaduais que atuam no seguimento. O sistema de videomonitoramento é um instrumento para dificultar a ação criminosa, auxiliar no monitoramento da cidade em situações de emergências e serve como instrumento técnico nas investigações policiais e decisões judiciais", detalhou.
Reconhecimento
A Central de Policiamento Eletrônico de Vila Velha foi reconhecida por vários setores públicos que estavam presentes na inauguração (polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Vara da Infância e Juventude) como uma das estruturas mais modernas e eficazes do país.
“Vila Velha está de parabéns. É o único município do Estado que integra as forças policiais e o monitoramento em tempo real. E esta integração é o diferencial que garante a melhoria na segurança do cidadão e os avanços em gestão pública”, garantiu o capitão da Polícia Militar, Walter Araújo.
Já o delegado Fabiano Contarato ressaltou que o policiamento eletrônico é um ganho coletivo. “São várias forças atuando em favor da sociedade. Não é mais um projeto, é um ganho que o povo tem que cobrar continuidade”, frisou.
Videomonitoramento
A cidade conta hoje com 120 pontos monitorados. As câmeras estão instaladas em locais que apresentam situação de vulnerabilidade, dentre os quais, trechos da orla marítima, pontos de comércio, áreas escolares e outros pontos de risco social que estão no mapa da criminalidade do município. A Central permite a visualização, 24 horas por dia, das imagens captadas pelas câmeras que são transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Operação da Defesa Social (Ciodes).
Além do auxílio a polícia, a ferramente contribui com a gestão e ordenamento do espaço urbano, dentre as quais se destacam:
• Assistência, no perímetro da orla, aos locais com riscos de afogamentos;
• Combate aos delitos de trânsito;
• Combate aos crimes contra o patrimônio ou a pessoa;
• Combate aos crimes ambientais;
• Assistência a moradores em situação de rua;
• Combate ao crime de atentado violento ao pudor;
• Fiscalização de terrenos e imóveis em situação irregular;
• Limpeza e iluminação pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário