O artesanato é uma das formas de economia solidária desenvolvidas em Cachoeiro
Cachoeiro de Itapemirim enviou sete representantes na delegação do sul do estado que participa da V Plenária Nacional de Economia Solidária, em Luziânia, Goiânia (GO), que será encerrada neste sábado (15).
Com o tema “Bem viver, cooperação e autogestão para o desenvolvimento justo e sustentável”, o evento visa o debate de ações, propostas de tese e leis de iniciativa popular com foco nesse tipo de prática econômica, que prioriza o trabalhador em vez do lucro.
A plenária é uma realização do Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Participam delegados dos 26 estados e do Distrito Federal.
O processo de escolha dos delegados se deu através das plenárias e fóruns locais, municipais e estaduais, totalizando 194 pelo país. No retorno dos delegados para seus estados, novas plenárias e fóruns serão realizados para o repasse das informações nacionais.
Em Cachoeiro houveram dois momentos de preparação. Um em julho, quando o sul do estado se reuniu para definir quem seriam os delegados a ir para a V Plenária Nacional, e outro em novembro, para preparação dos escolhidos. Em Cachoeiro, a prefeitura disponibiliza oficinas profissionalizantes, como as de artesanato, buscando democratizar a economia.
“A participação dos representantes de Cachoeiro só foi possível graças ao apoio da prefeitura e da Cáritas Diocesana. Nosso município está muito bem representado nesse evento de suma importância para o país que é uma forma de troca de experiências na geração de renda, trabalho e emprego”, cita Fábio Mendes Glória, secretário municipal de Trabalho e Habitação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário