terça-feira, 25 de agosto de 2015

Unidades de saúde de Vitória oferecem ajuda a pessoas que desejam parar de fumar


Publicada em 25/08/2015, às 14h52

Elizabeth Nader
Enfermeira fazendo Exame Monoxido Carbono em homem
Unidades de saúde oferecem exames e tratamento para incentivar as pessoas a largar o cigarro
Parar de fumar é uma medida muito importante para melhorar a qualidade de vida e evitar doenças. Mas é uma decisão pessoal e desafiadora. Neste sábado (29), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) pode ajudar essas pessoas.
Com atividades de orientação sobre os prejuízos que o uso do tabaco causa, 19 unidades de saúde de Vitória e o Centro de Assistência Psicossocial em Álcool e outras Drogas (CapsAD) trabalham no tratamento e acompanhamento dos fumantes.
No tratamento, constam ações voltadas para a educação em saúde e também o acolhimento, além de palestras sobre o tema e orientações individuais, exibição de vídeos e demonstrações dos efeitos do alcatrão no organismo.
O fumante deve procurar as seguintes unidades de saúde: Consolação, Forte São João, Bairro República, Grande Vitória, Santa Teresa, Fonte Grande, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Maruípe, Praia do Suá, Santa Luiza, Santo André, Vitória, Andorinhas, Avelina, Alagoano e Nova Palestina (veja os endereços). Após uma avaliação, ele é encaminhado para o tratamento.
O paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, com abordagens e prescrição de tratamentos, como a goma de mascar e adesivos de nicotina e bupopriona (medicamento via oral). As unidades de saúde organizam também grupos de apoio terapêutico ao tabagista, que são espaços para troca de experiências entre as pessoas que desejam parar de fumar e os profissionais de saúde.

Pesquisa

De acordo com pesquisa de 2014 do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de fumantes no Brasil tem menos adeptos. O índice de pessoas que consomem cigarros e outros produtos derivados do tabaco é 20,5% menor que o registrado cinco anos atrás. 
A pesquisa revelou também que os homens são os que mais usam produtos do tabaco. Entre a população masculina, 19,2% fumam, contra 11,2% das mulheres. A faixa etária com maior prevalência é de 40 a 59 anos, com 19,4%, enquanto os jovens de 18 a 24 anos apresentam a menor taxa, de 10,7%


Informações à imprensa:

Secom - Prefeitura de Vitória | Tel(s).: 3382-6128 / 3382-6129
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário