segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Festa Folclórica anima Escola Felipe Modolo. Alfredo Chaves


Para comemorar o Dia do Folclore, celebrado no último dia 22, a Escola Municipal Felipe Modolo, em Matilde, interior de Alfredo Chaves, realiza nesta quarta-feira (26) uma festa com os alunos da instituição. Diversas apresentações culturais irão ocorrer nos turnos matutino e vespertino.
A iniciativa, desenvolvida pela professora de artes, Deise Lucy Gava Fassarela, tem a pretensão de resgatar o folclore popular capixaba. “Julgo muito importante resgatar o folclore popular capixaba, muitas vezes esquecido. Acredito que estudar folclore é conhecer e respeitar a cultura de um povo, de uma comunidade, de uma nação”, disse.
No turno matutino as apresentações acontecerão das 10h às 11h30min. Já no vespertino, das 15h às 16h30min. De acordo com opedagogo da unidade Wellington Nascimento, o projeto envolveu todas as turmas da escola e o evento estará aberto para todos os que quiserem participar. “Os pais dos alunos receberam o convite”, conta.
Conforme informações dos organizadores, os alunos apresentarão mitos e lendas, brincadeiras folclóricas, danças, festas tradicionais e pontos turísticos e uma breve história do estado do Espírito Santo.
Segundo o pedagogo, trabalhar com os alunos o tema folclore é oportunizá-los a terem um contato com a cultura, criação do ser humano através das suas tradições e crenças. “Por o isso o folclore e a cultura popular sempre estarão presentes nos programas e conteúdos escolares”, defende Nascimento.
Curiosidades sobre o Folclore
Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário