sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Ação da Saúde conscientiza a população sobre os malefícios do fumo em Guarapari


Acontecerá hoje, 28/08, nos estabelecimentos comerciais e nas vias principais de Guarapari, uma ação da Equipe do Programa Municipal de Controle do Tabagismo e do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social. Serão entregues panfletos informativos que alertam sobre os malefícios do uso do cigarro e outros fumígeros, bem como será realizada a divulgação a respeito do Programa de Tabagismo no município e como as pessoas interessadas em parar de fumar podem se cadastrar.
A ação marca a semana do Dia Nacional de Combate ao Fumo - 29 de agosto, e o tema deste ano é "O uso de narguilé e a iniciação ao fumo".
O QUE É O NARGUILÉ? QUAIS OS SEUS RISCOS?
O narguilé, também conhecido como cachimbo d’ água, shisha ou Hookah, é um dispositivo para fumar no qual o tabaco é aquecido e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma mangueira. Por utilizar mecanismos de filtro, o consumo de narguilé é visto como menos nocivo à saúde (MUKHERJEA et al., 2012). Contudo, a literatura revela que o seu uso é mais prejudicial que o de cigarros (O`CONNOR, 2011; RIVAS LOPEZ et al., 2012). Segundo o WHO Study Group on Tobacco Product Regulation (2005), uma sessão de narguilé dura em média de 20 a 80 minutos, o que corresponde à exposição dos componentes tóxicos presentes na fumaça de aproximadamente 100 cigarros.
É uma campanha de massa, com foco no público jovem e adulto (aproximadamente de 16 a 50 anos), de ambos os sexos, incluindo fumantes ou não. A opção por focar o público jovem parte da estratégia para prevenir a iniciação e a experimentação (que ocorre principalmente na faixa etária de adolescentes e jovens, aproximadamente entre 13 e 25 anos). 
Sobre o tabagismo
Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável no mundo inteiro. Estima-se que um terço da população mundial adulta sejam fumantes,  e a imensa maioria, homens. A última divulgação do Ministério da Saúde indica que o número de fumantes no Brasil caiu 30,7% em nove anos. Embora tenha reduzido a população de dependentes, o governo identificou o crescimento do consumo de cigarro ilegal (contrabandeado ou falsificado).
O governo avalia que o aumento dos preços está entre os principais motivos para a queda do consumo do tabaco no Brasil. Em Guarapari, portanto, atribuímos esta queda também à ações efetivas de combate ao uso de tabaco promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde.
O Programa Municipal de Controle do Tabagismo realiza o atendimento inicial e as avaliações na Secretaria Municipal de Saúde, Rua Adamastor Antônio da Silva, s/n, Muquiçaba, de segunda a sexta (dias úteis), das 12 às 18h. Após o atendimento inicial, os usuários são orientados a participar de grupos de apoio.

Ação do Programa Municipal de Controle do Tabagismo
Hoje, 28/08
13h - Supermercado Extrabom
14h - Supermercado Santo Antônio em Muquiçaba
15h - Supermercado Santo Antônio no Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário