segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Pecuaristas do Rio de Janeiro conhecem sistemas de produção de leite e uso racional da água no ES

Incaper
Visita as comunidades junto ao técnico do Incaper 
24/08/2015 - 17h32min


Os municípios de Itaguaçu e Afonso Cláudio receberam um grupo de produtores de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, no Norte fluminense (RJ). Eles vieram ao Espírito Santo com o propósito de conhecer os sistemas intensivos de produção de leite a pasto e a utilização racional de água. As visitas foram feitas nas comunidades de Córrego das Flores, Fazenda Progresso e Santa Rosa. 


Em Itaguaçu e Afonso Cláudio existem sistemas de produção intensiva de leite a pasto onde mesmo no inverno - período de menor produção do pasto - ainda se consegue produtividade elevada. 


Segundo o zootecnista do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Itaguaçu, Bernardo Lima Bento de Mello, foram apresentadas durante as visitas as tecnologias difundidas pelo Instituto e mostrados exemplos de conservação de água das chuvas, como barragens e caixas secas e técnicas de uso da água em pastos irrigados. 


Segundo Bernardo, o grupo demonstrou interesse no detalhamento e na aplicabilidade das técnicas de fertirrigação com adubos químicos em pastagens e no aproveitamento de esterco do curral via essa mesma técnica, nas áreas em produção, além da utilização racional da água, da correta adubação e do manejo intensivo e apropriado dos pastos. 


Entre os produtores estava o doutor João Gomes Siqueira, médico veterinário e servidor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), que é diretor do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, dois importantes rios do norte fluminense. 


Para João Gomes Siqueira, a visita permitiu dar dicas a partir das experiências vindas de seu Estado. Para ele, esse modelo de trabalho deveria ser adotado em todos os setores para auxiliar a agricultura familiar com essas tecnologias. “Vi quase cem por cento das propriedades com pelo menos alguma cultura irrigada”, contou. A construção de micro barragens foi uma boa dica, reconheceu ele.


João ainda acrescentou que todas as tecnologias desenvolvidas pelo Incaper têm uma parte social que deve ser difundida para todos os órgãos de assistência técnica no Brasil. “Os investimentos em pesquisas e em tecnologias têm como um dos principais focos aumentar a rentabilidade das famílias e mantê-las em sua região de origem”. 


De acordo com Bernardo Lima, algumas áreas de produção destes municípios, produzem forragem suficiente para alimentar mais de 13 vacas em um único hectare durante os meses de verão e cerca de oito vacas durante os meses de inverno, nos quais as dietas são complementadas com silagem de boa qualidade e cana de açúcar.





Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatianacaus@seag.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus 
Telefones: (27) 3636-3673/ (27) 3636-3689/ (27) 3636 3659/ (27) 98849-6999

Nenhum comentário:

Postar um comentário