segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Seap promove curso sobre derivados do leite na Serra


Seap promove curso sobre derivados do leite
Texto: Tania Mariano
Foto: Divulgação
A Secretaria de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap) promove a partir desta terça-feira (1º), o curso Trabalhador na Produção de Derivados do Leite. O treinamento será realizada até a quinta-feira (03), das 08 às 17 horas, no Sítio Catavento, em Muribeca, e é resultado de uma parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O objetivo é ensinar aos produtores a transformação do leite em queijo minas frescal, ricota, bebida láctea, queijo meiacura, muçarela, iogurte, requeijão, doce de leite, provolone, para consumo familiar e comercialização.
Constam da programação os seguintes módulos: Considerações e informações gerais sobre o leite; Obtenção higiênica do leite; Pasteurização caseira do leite; Noções básicas da fabricação do queijo; Fabricação de queijos: muçarela, minas frescal, meia cura, boursin; Fabricação de ricota, iogurte, requeijão, chanclich, doce de leite, leite condensado e manteiga; Acondicionamento, armazenamento, comercialização, degustação e avaliação dos produtos.
“Este curso é muito importante, pois temos diversas queijarias em processo de regularização para obtenção do Selo de Inspeção Municipal. É uma oportunidade para os agricultores agregarem valor ao leite e beneficiarem produtos com qualidade”, explica o secretário da Seap, Paulo Menegueli.
Os interessados em obter mais informações sobre o Serviço de Inspeção Municipal podem entrar em contato com a Seap, pelo telefone 3291-2320.
Serviço
Curso: Trabalhador na Produção de Derivados do Leite
Data: 1º a 03/09/2015
Horário: 08 às 17 horas
Local: Sitio Catavento, Muribeca, Serra-ES
Carga horária: 24 horas
Instrutora: Lígia Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário