quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Mulheres quilombolas de São Mateus recebem máquinas de costura doadas pelo Incaper

Incaper

26/08/2015 - 13h32min

A costura é fonte alternativa de renda para mulheres quilombolas da zona rural de São Mateus. Mas a falta de estrutura para o trabalho era um dos principais entraves para que a atividade deslanchasse. Para contribuir com o fortalecimento do trabalho desenvolvido pelo grupo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) doou duas máquinas de costura ao Projeto Artes e Sonhos Quilombolas.

“Era uma necessidade do grupo. Precisava fazer um tapete com arremates e não tinha máquina de costura reta. Essa entrega do Incaper foi mais um avanço”, disse Regina Conceição, coordenadora do Projeto Artes e Sonhos Quilombolas. Para a secretária do projeto, Regian Batista de Oliveira, o trabalho é mais que um complemento à renda: “Há também um fortalecimento do vínculo entre o grupo”, acrescentou. 

“O projeto reúne mulheres que tinham interesse em desenvolver uma atividade produtiva por meio da costura e encontraram na atividade uma fonte de renda familiar. Além disso, o projeto contribui bastante para a valorização da mulher no campo e o fortalecimento da economia solidária na Região Norte do Espírito Santo”, disse Fernanda Macedo, extensionista do Incaper.

Sobre o Projeto Artes e Sonhos Quilombolas
O projeto “Artes e Sonhos Quilombolas” é uma iniciativa da Cáritas Diocesana de São Mateus em parceria com o Banco do Nordeste. Foi implantado em 2012 a partir da organização de mulheres da comunidade São Jorge, zona rural do município de São Mateus. Atualmente, nove mulheres quilombolas participam do grupo, que recebeu todo o equipamento necessário para o desenvolvimento das atividades, como orientação sobre gestão e organização do trabalho coletivo, formação em economia solidária e curso de corte e costura.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatianacaus@seag.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Telefones: (27) 3636-3673/ (27) 3636-3689/ (27) 3636 3659/ (27) 98849-6999

Nenhum comentário:

Postar um comentário