terça-feira, 25 de agosto de 2015

Técnicos da Semmam identificam fenômeno "bloom de algas" na praia de Camburi


Publicada em 25/08/2015, às 16h19

Diego Alves
Ponte de Camburi - Acesso à ponte - Praia de Camburi (Vista do Hotel Confort
Semmam monitorou mancha que surgiu na baía Espírito Santo, ao longo da praia de Camburi(Ampliar imagem)
Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) emitiram parecer nesta terça-feira (25) acerca de uma mancha que surgiu na baía Espírito Santo, ao longo da praia de Camburi.
De acordo com o oceanógrafo Paulo Rodrigues, o fenômeno chama-se "bloom de algas" e ocorre anualmente quando há mudanças climáticas, sendo potencializado em baías fechadas – como é o caso da baía Espírito Santo. O Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) informou que não foram encontradas fontes de poluição que justificassem a mancha, que está localizada a cerca de 70 metros da areia.
Desde o aparecimento da ocorrência, a Semmam tem feito monitoramento do fenômeno por meio de vistoria técnica. Os dados compõem pareceres atualizados diariamente e acrescidos de relatos de pescadores que estão sempre naquele local.
"Por meio da observação, já sabemos que a mancha é composta por um material orgânico (algas avermelhadas) que se reproduz de forma mais acelerada em função de mudanças climáticas e de uma combinação de fatores oceanográficos, como marés, ventos, chuvas e turbidez da água", explicou o oceanógrafo, que afirma ainda que o "bloom de algas" é um fenômeno que desaparece naturalmente.
"A fim de garantir qualidade da água na praia de Camburi, a Semmam está buscando instituições que possam coletar amostras para análise laboratorial e, assim, teremos melhores dados para possíveis interferências, diminuindo a incidência de nutrientes que alimentam essas algas", afirmou o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Max da Mata.


Informações à imprensa:

Rejane Gandini Fialho (rgfialho@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3324-9023 / 98849-6288
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário