segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Atenção para doenças comuns em homens em Viana


'Agosto Azul' é prevenção. No ano passado, 50 mil atendimentos médicos para homens foram feitos na rede municipal de saúde em Viana.

Ao contrário do que a maioria dos homens pensa, o câncer de próstata não é a única doença que atinge o público masculino. Outras doenças são comuns como hepatite, doenças cardiovasculares, problemas de coração, pulmão (tabagismo), obesidade, pressão arterial alta, dentre outras. Por isso, se faz necessário o acompanhamento médico regularmente nas unidades de saúde.
Somente no ano passado foram feitos 50 mil atendimentos médicos para homens na rede municipal de Viana e mais de 400 em empresas particulares por meio do programa 'Saúde nas Empresas'. Neste ano, a Secretaria de Saúde quer alcançar este quantitativo ou até mesmo aumentar, tendo em vista a importância da orientação médica para garantir a prevenção.
De acordo com o médico Cristiano Sobral de Carvalho, que atende na Unidade de Saúde de Viana Sede, a Campanha Nacional do Agosto Azul vem somar aos cuidados de prevenção.  “O objetivo é chamar a atenção dos homens para se prevenirem”, explica.  
Segundo o médico, a procura pela orientação médica é maior pelo público feminino. “Cerca de 70% das mulheres procuram ajuda médica e apenas 30% são homens. Desta forma, fica um alerta de que temos que chamar a atenção  no sentido de prevenção deste público”, destaca.
Ele ainda faz um alerta das doenças que mais atingem os homens. “Doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta, distúrbios do colesterol e tabagismo estão na lista das doenças que mais atingem o público masculino”, comenta.
Entre os cuidados que devem ser tomados para prevenir as doenças é ter um estilo de vida saudável. Para isso, o médico recomenda que haja uma alimentação balanceada com muitas frutas, verduras, legumes, hortaliças, suco de fruta natural, evitar alimentos que tenham uma grande quantidade de açúcar como chocolates e realizar atividade física pelo menos de dois a três dias na semana.
Segundo Cristiano, a maioria dos homens só procura atendimento quando se encontra em estágio avançado de alguma doença. Desta forma ele alerta para que haja um acompanhamento médico regular como forma de prevenção.
“A partir dos 40 anos os homens devem fazer o exame de toque letal e o exame de sangue PSA. Os dois exames devem serem feitos pois o PSA sozinho não atesta o câncer nos estágios iniciais. Já a partir dos 50 anos é importante fazer anualmente o exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes para detectar o câncer intestinal. A partir dos 60 é importante o exame de tireoide”, reforça.
A subsecretária de Saúde de Viana, Stella Dias, destacou a importância da campanha para evitar o alto índice de mortes em indivíduos do sexo masculino que é registrado no Brasil. Ela acrescentou que em Viana os moradores contam com o Programa Saúde do Homem com vários atendimentos em todas as 16 unidades de saúde.
Campanha Agosto Azul
A campanha Agosto Azul teve sua abertura oficinal realizada em Viana na última quinta-feira (13). Durante todo o mês de agosto todas as unidades de saúde realizam programação. Aferição de pressão arterial, glicemia capilar, atendimento médico, teste rápido, avaliação antropométrica, exame bucal e outros serviços estão sendo oferecidos para a população.
Na abertura do evento cerca de 18 integrantes do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) de Viana marcaram presença, que contou também com café da manhã, corte de cabelo e alongamento com uma professora de Educação Física. A abertura foi realizada na Unidade de Saúde de Viana Sede.
Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Júlio Palassi / Andressa Rocon / Nayara Miranda / Luana Correa
Tels: 27 2124-6701 / 2421-6752 / 2124-6746
WhatsApp: 27 99825-8924 | Plantão: 27 99822-2540
E-mails: secom@viana.es.gov.br / comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Twitter: @prefeituraviana
Autor do texto: Andressa Rocon
Autor das fotos: Divulgação
- See more at: http://www.viana.es.gov.br/noticia-completa/-/visualizar-conteudo/normal/10197/576503#sthash.T3yndFP8.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário