terça-feira, 25 de agosto de 2015

Guarda Municipal de Vitória alerta para os riscos de usar celular no trânsito


Publicada em 25/08/2015, às 15h42

André Sobral
guarda de transito de frente para a rua
Agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal fiscalizam motoristas que insistem em dirigir falando ao celular
A infração de trânsito por uso de celular ao volante é a mais cometida pelos condutores que trafegam em Vitória. Embora muitos motoristas já tenham sido multados por usar o equipamento indevidamente dirigindo, a infração ainda é a campeã entre todos os casos de imprudência registrados pela Guarda Civil Municipal de Vitória desde o ano 2000.
Há 15 anos, falar ao celular no trânsito já despontava como a infração mais frequente. De janeiro a dezembro daquele ano, foram emitidas 4.678 multas. A cada ano mais casos são flagrados, o que evidencia o desrespeito sistemático à legislação de trânsito. Em 2015, de janeiro a julho, já foram feitos 9.015 autos de infração por conta do celular, quase o dobro do registrado em todo o ano 2000.
Para o coordenador de Ensino e Formação da Guarda Municipal, Bruno Medeiros Loureiro, falta conscientização e mudança de comportamento por parte dos condutores, uma vez que nem todos compreendem os riscos e a gravidade dos acidentes que ocorrem por conta do aparelho.
"Todos os motoristas sabem que é uma infração de trânsito, mas acreditam que, por ser algo rápido, não  resulta em nada mais grave. O uso do celular ao volante é uma prática corriqueira e, por isso, flagramos tantos casos, mas é uma ilusão crer na segurança do ato. Quando atendemos um acidente, ninguém reconhece que estava usando o celular, mas vários motoristas já nos confidenciaram que pararam de usar o aparelho após colidir com outro veículo", disse.

Fiscalização

A multa para o condutor flagrado falando ao celular enquanto dirige é de R$ 85,13, além do acréscimo de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A infração é a mesma para quem tecla o celular e acessa as mídias sociais, bem como para aqueles que dirigem usando fones de ouvido. "Muitos não sabem, mas mesmo que o motorista esteja parado no semáforo ou preso no congestionamento, ele está em trânsito, portanto sujeito à fiscalização", ressalta o coordenador.

Riscos

André Sobral
Sinal de Trânsito
Guarda Municipal alerta para os riscos de motoristas usarem o celular enquanto dirigem
Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), as principais causas de acidentes de trânsito no País são: excesso de álcool ou drogas, distrações provocadas por celulares, sono e cansaço ao volante.
Com o celular, a atenção do motorista passa a estar voltada quase que inteiramente para o telefone. O simples ato de pegar o aparelho, olhar a tela e apertar o botão de atendimento leva cerca de 3 a 4 segundos. Pode parecer pouco, mas, com o carro em movimento, isso significa estar alheio ao que acontece ao redor, diminuindo a possibilidade de reação.
O motorista demora, em média, 0,75 segundos para começar a frear diante de um imprevisto na cidade. Isso significa que, enquanto estiver atendendo a uma ligação, o motorista não percebe a adversidade ou não consegue desviar a tempo. Caso precise digitar algo, o tempo perdido é ainda maior, sendo perdido um segundo a cada caractere.
Em uma pesquisa realizada pela fundação inglesa RAC, o envio de mensagens por torpedos retardou o tempo de reação dos motoristas britânicos em 35%, percentual bem acima da demora provocada pelo álcool, que representou 12% de perda na capacidade de reação.

Aplicativo

A Guarda Civil Municipal sugere a utilização do aplicativo "Mãos ao Volante", criado pelo Governo Federal. O programa impede o toque do telefone enquanto o motorista estiver no trânsito. Basta inserir o tempo de viagem esperado e ele bloqueará as chamadas nesse período. Todos os números que tentarem contato são gravados no aplicativo e essas pessoas recebem o aviso de que o condutor está dirigindo. O aplicativo está disponível para celulares que utilizam o sistema operacional Android.


Informações à imprensa:

Vinícius Yungtay (vfyungtay@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3135-3009 / 98889-5563
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário