quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Alunos e professores da Escola Ana Araújo participam de concurso sobre corrupção, Alfredo Chaves

Os alunos da Escola de Ensino Fundamental Ana Araújo, localizada na sede, em debatendo neste mês com os professores e alunos o assunto “Pequenas Corrupções - Diga não”, que é tema do 7º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU), a qual a instituição está novamente participando.  Os alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental do turno matutino e vespertino já fizeram as entregas dos trabalhos e a escolha dos desenhos e redações está sendo feita por uma Comissão Escolar.


Conforme informações da equipe pedagógica da Escola Ana Araújo, o concurso é direcionado a alunos do ensino fundamental e médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), das escolas públicas e privadas de todo o país, visando despertar nos estudantes o interesse pelos temas relacionados ao controle social, ética e cidadania e incentivar a reflexão desses assuntos nos ambientes educacionais.

 Segundo a aluna do 4° ano II, Lara Krohling Tonani “Jogar um papel de bala no chão é uma pequena corrupção, assim como aceitar um troco errado numa loja. Precisamos entender que antes de haver as grandes corrupções existem as pequenas, que todos cometem e não se dão conta. Para mudar algo, primeiro precisamos mudar a nós mesmos”.

 Para Leandra Krohling Tonani, uma das pedagogas da Escola, o tema do concurso propiciou um diálogo aberto com os alunos. “Pudemos perceber, principalmente nas apreciações das crianças, que elas não são alheias ao problema, muito pelo contrário, têm opiniões firmes e reais do que acontece no nosso País. Mas agora com uma diferença: perceberam que a corrupção está presente no dia a dia de cada brasileiro, não apenas nos cenários políticos do Brasil” completou.

 Categorias: Os trabalhos serão divididos nas seguintes categorias:
I – Categoria Desenho (voltada para alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental);
II – Categoria Redação I (voltada para alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental);
III – Categoria Redação II (voltada para alunos do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio);
IV – Categoria Redação III (voltada para alunos da modalidade Jovens e Adultos – EJA); e
V – Categoria Escola-Cidadã (voltada para as próprias instituições de ensino)

 Resultado: o resultado do Concurso será divulgado até o dia 30 de novembro de 2015. A entrega dos prêmios ocorrerá até o dia 9 de dezembro de 2015, em cerimônia a ser definida pela CGU.

 Prêmios: Um netbook, um tablet, um smartphone, um leitor de livro digital e um computador além de certificados de premiação e reconhecimento da CGU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário