domingo, 30 de agosto de 2015

Projeto em Medicina Natural Preventiva de Vila Pavão é referência no Estado

Desde a década de 90, o município vem desenvolvendo um trabalho de resgate e aprimoramento, integrando o saber popular e o conhecimento científico.


 Texto e fotos: Cléber Sabino

  No passado os Chás, raízes,  infusões e emplastros de ervas, salvavam a vida das pessoas. Eram a única fonte de remédios para a humanidade. A tradição dos raizeiros e rezadeiras ainda hoje persiste na cultura brasileira.  Num tempo em que não existiam médicos suficientes,  a população das regiões longínquas,  como alternativa recorriam aos  “tratadores populares”,  que receitavam seus remédios à base raízes e plantas para curar os males. Entretanto,  com o desenvolvimento da indústria farmacêutica, muito desse conhecimento se perdeu.
O jovem município de Vila Pavão, localizado na região noroeste do Espírito Santo, que possui vocação natural para o cultivo de plantas medicinais é considerado  referência no resgate destas tradições. Desde a década de 90,  vem desenvolvendo um trabalho de resgate e aprimoramento,  integrando o saber popular e o conhecimento científico.
O projeto desenvolvido no município, envolve de forma coordenada, o Poder Público Municipal, Igrejas, escolas e parcela da sociedade civil.  A parceria com a Prefeitura Municipal foi estabelecida em 2003 com a criação do  Departamento de Saúde Natural Preventiva, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde que oferece serviços em massoterapia, acupuntura, chás e fitoterápicos que são distribuídos  para a população.
As Terapias Alternativas que englobam principalmente a Acupuntura, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo e Social/Crenoterapia, ganharam o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) que passou  a estimular a prática nos sistemas de saúde, tanto que o Ministério da Saúde aprovou a portaria nº 971, de 03 de maio de 2006 que autoriza a prática de terapias alternativas no SUS, afim de diminuir a exclusão do sistema governamental de saúde.
 A Horta Medicinal
A Horta Medicinal, assim como, o espaço terapêutico nasceram de uma proposta do Projeto Denes que no ano de 1992 veio desenvolver um trabalho sobre Medicina Natural na Igreja Luterana (Igrejona). Durante o encontro, os participantes perceberam que o trabalho necessitava ser ampliado, mas para isso, era necessário buscar parceiros. Foi então que em 2003 estabeleceu-se a parceria com Prefeitura de Vila Pavão,  criando então, o Departamento de Saúde Natural Preventivo, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.
A partir daí, veio a necessidade de se criar no município uma horta medicinal para aproveitar uma vocação natural da população  que já vinha cultivando ervas, mas de forma desorganizada. Então a ACESA-ES  parceira no programa, elaborou o projeto de Medicina Natural Preventiva, pensando na horta medicinal como fornecedora de matéria prima para produção medicamentos fitoterápicos e chás.
De acordo com a coordenadora do projeto, a terapeuta holística, Genilza de Fátima Matiello que há cerca de 25 anos trabalha com plantas medicinais,  não se pode questionar o poder curativo das ervas, porém, muitas pessoas estão cultivando, colhendo e utilizando as plantas de formas errada, o que de certa forma diminui o poder curativa delas, ou,  até causar risco à saúde. ” Nosso objetivo é proporcionar à população que utiliza a medicina natural, uma planta de qualidade, identificada cientificamente, plantada corretamente e também colhida corretamente, dentro dos princípios ecológicos que não utiliza em seu manejo produtos tóxicos”, esclarece.
Parte das plantas colhidas na horta medicinal de Vila Pavão são processadas no laboratório da ACESA-ES, em São Gabriel da Palha e devolvida ao município em forma de fitoterápicos que são repassados à população a preços simbólicos na “Casa Verde”  e na farmácia do Grupo Espaço e Saúde da Igreja Luterana.
O Projeto envolve 12 terapeutas voluntárias populares,  capacitadas pela Universidade Federal de Viçosa-MG. A terapeuta enfatiza que na proposta de tratamento através da Medicina Natural Preventiva, os chás e os fitoterápicos são apenas instrumentos no processo, ou seja, uma saúde plena,  passa por uma boa qualidade de vida, que por sua vez, está diretamente ligada ao estado espiritual, emocional e físico das pessoas. “Então, nós trabalhamos com a reeducação alimentar através de uma alimentação natural, massagens que ativa a circulação, dispensando na maioria das vezes os medicamentos;  chás apropriados,  seminários, palestras e programas de capacitação que alimentam a alta estima dos pacientes“, destaca.
Atualmente, a Horta Medicinal de Vila Pavão ocupa um espaço de 1000 m2 em terreno cedido pela Igreja de Evangélica de Confissão Luterana (IECLB). Possui atualmente cerca 120 espécies com princípios terapêuticos reconhecidos cientificamente.
Trabalho de conscientização
O Departamento de Saúde Natural Preventiva vem desenvolvendo um trabalho de conscientização através de palestras nas igrejas, postos de saúde e principalmente nas escolas para colocar a população a par dos benefícios da Medicina Natural Preventiva, bem como, ensinar a maneira adequada de utilização dos chás. Por estar bem próxima da família, nas escolas é feito um trabalho especial que consiste em palestras e também no fornecimento de mudas que são cultivas pelos alunos na própria escola e depois repassadas para os seus familiares.
Importantes aliados do projeto, são os Agentes Comunitários de Saúde. São eles que fazem o elo entre as comunidades interioranas exercendo um papel importante na divulgação, orientação sobre o uso das plantas medicinais e distribuição dos produtos, já que são treinados e capacitados para esta finalidade.

Cléber Sabino
Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Vila Pavão-ES.
MTB-ES 1.410 - Tel.: (27) 3753-1001 - (27) 9 99-621857

Nenhum comentário:

Postar um comentário