quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Coleta Seletiva todas às quartas-feiras em ALFREDO CHAVES



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Alfredo Chaves implantou o projeto Coleta Seletiva no bairro Portal dos Imigrantes e conta com ajuda da população para a separação do lixo seco e úmido. A coleta será realizada todas as quartas-feiras, a partir das 12h. Os moradores devem separar o lixo e colocar nas lixeiras destinadas para esse fim, antes do horário de recolhimento.

O serviço dessa nova coleta já está sendo realizado e o bairro Portal dos Imigrantes foi escolhido como piloto do projeto. As lixeiras específicas estão instaladas nas ruas Arlindo Costa, Genova e Antônio Domingos de Souza. O lixo úmido deve ser separado do lixo seco, conforme indicado nas lixeiras

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semasu) o lixo seco será recolhido às quartas-feiras, já o úmido, todos os dias como já acontece em todos os bairros.

Conforme o titular da pasta, Ronivaldo Natali Gaigher, a iniciativa, que faz parte do projeto “Interação: Pratique esta Ideia”, tem o foco na sustentabilidade com o reaproveitamento de materiais que antes ficaram inutilizados junto ao lixo orgânico. “Tivemos uma atitude importante de preservação do planeta. Esperamos contar com ajuda da população”, disse.

O recolhimento é feito por um veiculo próprio da municipalidade e depois encaminhado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro de Itapemirim (Ascomirim), em virtude do município não possuir uma associação desse gênero.

Em breve, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semasu), os demais bairros da cidade também serão contemplados com o serviço. Mas, de acordo com a Semasu, moradores de outros bairros podem separar o lixo e agendar a coleta com a secretaria.

Coleta Agendada: A Semasu solicita ainda aos moradores da cidade que agende com a secretaria a coleta de podas de árvores e limpeza do quintal. “Pedimos que as pessoas agendem a data de coleta desses materiais, para que o lixo não fique exposto nas calçadas, como ocorre em alguns locais, principalmente nos finais de semana”, orienta.

 O que pode ser reciclado (lixo seco):
Jornais; revistas; panfletos; latas de refrigerante; recipientes de vidro; caixas de leite e suco; frascos de xampoo, iogurtes e amaciantes; folhas de papel; envelopes e garrafas PET.
Lixo Úmido – não pode ser reciclado:
Resíduos de jardinagem; restos de alimentos; cascas de frutas; fitas adesivas; papel higiênicos; fraldas e pó de café.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos – Tel.: (27) 3269-2719.

Nenhum comentário:

Postar um comentário