quarta-feira, 26 de agosto de 2015

GRUPO GALPÃO (MG) CHEGA AO ESPÍRITO SANTO COM APRESENTAÇÕES GRATUITAS

Petrobras apresenta

Grupo Galpão em

=TURNÊ ESPÍRITO SANTO-BAHIA=
São Mateus – Linhares – Vitória – Ilheús - Salvador

SÃO MATEUS (ES)
“Os Gigantes da Montanha”
Direção: Gabriel Villela
1º de setembro (terça-feira), 19h30 | Local: Porto
Acesso gratuito - Classificação Livre
+INFO.: (27) 3767-1020 | (27) 3029-2765

“De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão”
Direção: Lydia Del Picchia e Simone Ordones
2 de setembro (quarta-feira), 19h30 – Local: Porto
Acesso gratuito - Classificação Livre
+INFO.: (27) 3767-1020 | (27) 3029-2765

LINHARES (ES)
“Os Gigantes da Montanha”
Direção: Gabriel Villela
3 de setembro (quinta), 19h30 | Local: Praça 22 de agosto
Acesso gratuito - Classificação Livre
+INFO.:  (27) 3372-2071 | (27) 3029-2765

“De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão”
Direção: Lydia Del Picchia e Simone Ordones
4 de setembro (sexta-feira), 19h30 | Local: Praça 22 de agosto
Acesso gratuito - Classificação Livre
+INFO.:  (27) 3372-2071 | (27) 3029-2765

VITÓRIA (ES)
“Os Gigantes da Montanha”
Direção: Gabriel Villela
6 de setembro (domingo), 19h | Local: Parque Pedra da Cebola
Acesso gratuito - Classificação Livre
+INFO: (27) 3029 2765

“De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão”
Direção: Lydia Del Picchia e Simone Ordones
7 de setembro (segunda), 19h | Local: Theatro Carlos Gomes
Acesso gratuito - Classificação Livre |+INFO: (27) 3132 8396
*Retirada de ingressos, na bilheteria, 1 hora antes do início da apresentação.
CONTATOS COMUNICAÇÃO
Beatriz França – coordenação de comunicação – Cel: (31) 9733-3127
Ana Carolina Diniz - analista de comunicação | Gustavo Pessoa - estagiário
E-mail: comunicacao@grupogalpao.com.br / Tel: (31) 3463-9186
GRUPO GALPÃO (MG) CHEGA AO ESPÍRITO SANTO COM APRESENTAÇÕES GRATUITAS

A companhia mineira, que há 15 anos é patrocinada pela Petrobras, se apresenta no estado capixaba, nas cidades de São Mateus, Linhares e Vitória, dentro da programação da Turnê Espírito Santo – Bahia 2015, que passará ainda por Ilhéus e Salvador

Com 33 anos de história e 15 anos de patrocínio da Petrobras, o Grupo Galpão, que já percorreu os quatro cantos do país, chega agora ao estado capixaba, com apresentações de trabalhos mais recentes, os espetáculos “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão” (direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordones) e “Os Gigantes da Montanha” (direção de Gabriel Villela).

A companhia mineira começa sua turnê nacional neste ano, por São Mateus, nos dias 1º e 2 de setembro, a partir das 19h30, no Porto. Depois segue para Linhares, dias 3 e 4 de setembro, com apresentações, às 19h30, na Praça 22 de agosto, e desembarca em Vitória, para se apresentar, a partir das 19h, no Theatro Carlos Gomes e no Parque da CebolaA programação no Espírito Santo é toda gratuita e integra a Turnê Espírito Santo – Bahia 2015, que percorrerá ainda, Ilhéus, nos dias 9 e 10 de setembro, e Salvador, 12 e 13 de setembro. Mais informações na agenda do site www.grupogalpao.com.br.

ESPETÁCULO “DE TEMPO SOMOS – UM SARAU DO GRUPO GALPÃO”
Direção: Lydia Del Picchia e Simone Ordones
Duração: 70 minutos
Gênero: Sarau Literário Musical
Classificação: livre
Sinopse: O Galpão realiza um sonho antigo de celebrar, com o público, o encontro da música e do teatro. Em cena, o grupo foge ao rótulo de espetáculo e experimenta um formato de sarau com cantoria, festa e poesia.

 “É necessário estar sempre bêbado.
Tudo se reduz a isso; eis o único problema.
Para não sentirdes o horrível fardo do Tempo,
que vos abate e vos faz pender para a terra, é preciso que vos embriagueis sem cessar.
Mas de quê? De vinho, de poesia ou de virtude.
Contanto que vos embriagueis (...)”.

(Charles Baudelaire)
Uma cantoria de atores à beira do rio, em noite de lua cheia, durante uma das inúmeras turnês da companhia pelo Vale do Jequitinhonha, foi inspiração para a criação da nova montagem do Grupo Galpão, que estreou  em dezembro de 2014, em Belo Horizonte, e já percorreu diversas cidades de Minas Gerais, do sul do país, fez temporada de estreia na capital paulistana, em junho e julho, e agora chega ao Espírito Santo.

Com direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordoneso experimento foge ao rótulo de um espetáculo, lançando aos atores do grupo, o desafio de se reinventar, em cena e na relação com o público. Mais próximo de um sarau literário musical, “De Tempo Somos” traduz um antigo projeto do Galpão de celebrar, em formato prático e reduzido, o encontro da música com o teatro, que se tornou uma marca do grupo, em mais de 30 anos de história.

Direção musical e arranjos de Luiz Rocha, os atores cantam e executam, ao vivo, 25 canções de trabalhos mais antigos como “Corra enquanto é tempo” (1988) e “Álbum de Família” (1990), passando por “Romeu e Julieta” (1992), “Um Molière Imaginário” (1997), “Partido” (1999), até espetáculos mais recentes como “Tio Vânia” e “Eclipse” (ambos de 2011), além de músicas que surgiram em workshops internos e que chegam a público pela primeira vez. “A cantoria é a celebração do encontro, da festa, da disposição para seguir em frente (apesar de tudo que nos faz pender para o chão!), do espírito libertário e contestador inerente a toda reunião festiva”, explica Lydia Del Picchia.

A etimologia da palavra “recordar”, que vem do latim “recordis”, significa passar de novo pelo coração. Segundo Simone Ordones, várias músicas que marcaram o repertório de espetáculos do grupo são revisitadas e recontextualizadas: “o foco desse sarau não é nostálgico, mas visa o futuro, o que está por vir; celebra o que foi feito para apontar possíveis caminhos para o futuro”, explica.

A cantoria vem acompanhada de textos escolhidos por Eduardo Moreira e Lydia Del Picchia, que falam da passagem do tempo e do estado embriagado e libertador que é inerente à criação artística. Reflexões e poemas de Eduardo Galeano, Anton Tchékhov, Olga Knipper,  Calderón de la Barca, Charles Baudelaire, Manuel Bandeira, Nelson Rodrigues, Jack Kerouac, Paulo Leminski e José Saramago, compõem esse caleidoscópio em que os atores do Galpão compartilham, com o público, suas indagações e vivências artísticas.

>>ELENCO
Antonio Edson
Beto Franco
Eduardo Moreira
Fernanda Vianna
Júlio Maciel
Luiz Rocha (ator convidado)
Lydia Del Picchia
Paulo André
Simone Ordones
*Inês Peixoto (atriz curinga)

>>EQUIPE DE CRIAÇÃO
Direçao: Lydia Del Picchia e Simone Ordones
Direção musical, arranjos e trilha sonora: Luiz Rocha
Pesquisa de texto: Eduardo Moreira
Figurino: Paulo André
Preparação vocal: Babaya
Preparação corporal: Fernanda Vianna
Iluminação: Rodrigo Marçal
Design sonoro: Vinícius Alves
Aulas de percussão: Sérgio Silva
Assessoria na cena “A Carteira”: Diego Bagagal
Assessoria de iluminação: Chico Pelúcio
Revisão de textos: Arildo de Barros
Voz em off: Teuda Bara

Arranjos baseados em arranjos originais de Babaya, Ernani Maletta e Fernando Muzzi, do repertório musical do Grupo Galpão.

Fragmentos de textos: Eduardo Galeano, Charles Baudelaire, Olga Knipper, Jack Kerouak, Nelson Rodrigues, Anton Tchékhov, José Saramago, Paulo Leminski eCalderón de La Barca.

Agradecimentos: Carlos Del Picchia, Cia. Pierrot Lunar, Coven, Fernanda Werneck, Liliane Rebehy, Marcelo Alvarenga, Márcio Medina, Milton Nascimento, Mônica Ribeiro, Suzana Bastos, Tim Rescala e Wilson Lopes. Agradecemos especialmente a Babaya, Ernani Maletta e Fernando Muzzi, que foram responsáveis pela introdução e desenvolvimento da música em nosso teatro.

>>MÚSICAS DO ESPETÁCULO
Lua (A Rua da Amargura – 1994)
Autor: Mabel Velloso e Roberto Mendes

A Viagem (Partido - 1999)
Canção oriental
Sobre arranjo original de Ernani Maletta
                                                    
Serra da Boa Esperança (Pequenos Milagres - 2007)
Autor: Lamartine Babo

Canto da viúva Begbick (Um Homem é um Homem - 2005)
Autor: Bertold Brecht

Vem te encontrar (Partido - 1999)
Canção oriental
Arranjo original de Ernani Maletta

Canção dos atores (Um Molière Imaginário - 1997)
Autor: Fernando Muzzi
Sobre arranjo original de Fernando Muzzi e Ernani Maletta

Taina (Eclipse - 2011)
Canção tradicional russa
Sobre arranjo original de Ernani Maletta

La Gran Tirana (Um Molière Imaginário - 1997)
Autor: C. Curet Alonso
Alabama Song (Um Homem é um Homem - 2005)
Autor: Kurt Weil

Boneca Cobiçada (Corra enquanto é tempo - 1988)
Autor: Biá e Bolinha

Rock dos médicos (Um Molière Imaginário - 1997)
Autor: Fernando Muzzi
Arranjo original de Fernando Muzzi e Ernani Maletta

O Sole Mio (A comédia da esposa muda - 1986)
Canção tradicional italiana

Não se iluda (O inspetor geral - 2003)
Canção tradicional russa
Sobre arranjo original de Ernani Maletta

Despedida da Ama (Partido - 1999)
Canção oriental
Sobre arranjo original de Ernani Maletta

Tema de Pamela (Partido - 1999)
Canção oriental
Sobre arranjo original de Ernani Maletta

Maninha (Romeu e Julieta - 1992)
Folclore

A última estrofe (Romeu e Julieta - 1992)
Autor: Cândido das Neves
Sobre arranjo original de Fernando Muzzi e Babaya

Lua Branca (Romeu e Julieta -1992)
Autor: Chiquinha Gonzaga

Nas ondas do Danúbio (Romeu e Julieta -1992)
Autor: Ivan Ivanovitch

Cinzas no Coração (Album de Família - 1990 / Romeu e Julieta - 1992)
Autor: André Filho

Flor, minha flor (Romeu e Julieta - 1992)
Folclore
Sobre arranjo original de Fernando Muzzi e Babaya

É a ti flor do céu (Romeu e Julieta - 1992)
Autor: Teotônio Pereira e Modesto A. Ferreira
Sobre arranjo original de Fernando Muzzi e Babaya

Amo-te muito (Romeu e Julieta - 1992)
Autor: João Chaves
Sobre arranjo original de Fernando Muzzi e Babaya

Panis et Circenses (Workshop com diretor Paulo José - 2002)
Autor: Caetano Veloso e Gilberto Gil
Sobre arranjo original de Ernani Maletta

Yo vengo a ofrecer mi corazón (Tio Vânia - aos que vierem depois de nós - 2011)
Autor: Fito Páez

>>ATORES DO GRUPO GALPÃO
Antonio Edson
Arildo de Barros
Beto Franco
Chico Pelúcio
Eduardo Moreira
Fernanda Vianna
Inês Peixoto
Júlio Maciel
Lydia Del Picchia
Paulo André
Simone Ordones
Teuda Bara

ESPETÁCULO “OS GIGANTES DA MONTANHA”
Direção: Gabriel Villela
Duração: 90 minutos
Gênero: Fábula trágica
Classificação: livre
Sinopse: A fábula “Os Gigantes da Montanha” narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. Escrita por Luigi Pirandello, a peça é uma alegoria sobre o valor do teatro (e, por extensão, da poesia e da arte) e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno, cada vez mais pragmático e empenhado nos afazeres materiais. A 21ª montagem da companhia celebra o retorno da parceria com Gabriel Villela, que assina também a direção de espetáculos marcantes do grupo, como “Romeu e Julieta” (1992) e “A Rua da Amargura” (1994).
Crítica: “Com o espetáculo Os Gigantes da Montanha fica mais uma vez provado que a química teatral de Galpão + Gabriel Villela alcança resultados mágicos de imaginação e beleza.” (trecho da crítica publicada por Barbara Heliodora, no Jornal O Globo)
Premiações: “Melhores do ano 2013”: Melhor estreia teatral de 2013, segundo o Guia da Folha de São Paulo. “Prêmio Questão de Crítica 2013”: Direção Musical e Trilha Sonora Original. “Prêmio Copasa Sinparc de Artes Cênicas 2014”: Maior Público e Melhor Figurino.

Após a montagem de dois espetáculos com textos do Tchékhov e adaptações de contos do autor russo para o cinema, o coletivo balzaquiano se propõe a uma nova ousadia: levar para a rua o verso erudito de Luigi Pirandello. Autor conhecido por seus questionamentos com relação ao fazer teatral e aos elementos da carpintaria cênica, conduzir Pirandello para fora dos limites do palco italiano se traduz em mais um instigante desafio para o Galpão.

Quando morreu vítima de forte pneumonia, em 1936, Pirandello ainda não havia concluído “Os Gigantes da Montanha”, que possui apenas dois atos. Em leito de morte, o autor relatou ao filho Stefano um possível final, que aparece indicado como sugestão para o terceiro ato. Para o Galpão, o fascínio de montar essa fábula está em sua incompletude, que lhe atribui característica de obra aberta, possibilitando múltiplas leituras e interpretações.

O texto “Os Gigantes da Montanha” foi uma escolha do diretor Gabriel Villela para celebrar o reencontro com o Galpão. A fábula narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila isolada do mundo, cheia de encantos, governada pelo mago Cotrone. A trupe de mambembes encontra-se em profundo declínio e miséria, por obsessão de sua primeira atriz, a condessa Ilse, em montar "A Fábula do filho trocado" (peça escrita por um jovem poeta que se matou por amor não correspondido da condessa). Cotrone, o mago criador de "verdades que a consciência rejeita", começa a construir os fantasmas dos personagens que faltam para a companhia montar a peça. Ele convida os atores a permanecerem para sempre na Vila, representando apenas para si mesmos a “A Fábula do Filho Trocado”. Ilse, no entanto, insiste que a obra deve viver entre os homens, sendo representada para o público.

A solução encontrada, que resultará no desfecho trágico da peça é sua apresentação para os chamados "Os Gigantes da Montanha", povo que vive próximo da Vila. Os gigantes, por terem um espírito fabril e empreendedor, "desenvolveram muito os músculos e se tornaram um tanto bestiais", e, portanto, não valorizam a poesia e a arte. O ato final da peça, que ficou inconcluso, mas que chegou a ser vislumbrado pelo autor em leito de morte, descreve a cena em que Ilse e a poesia são trucidadas pelos embrutecidos Gigantes. A peça termina com os atores da companhia carregando o corpo da atriz na mesma carroça em que chegaram à primeira cena.

“Os Gigantes da Montanha” traz uma contundente discussão sobre o possível lugar da arte e da poesia num mundo dominado pelo pragmatismo e pela técnica. A morte de Ilse representa a morte e também o renascimento da arte. Como a Fênix que ressurge das cinzas: a velha arte precisa morrer para que novas sensibilidades artísticas brotem e floresçam.

>>PIRANDELLO
Nasceu em Agrigento (Sicília), em 1867. Pirandello considerava a atividade teatral menos importante em sua condição essencial de poeta (Mal Jucundo), romancista (O Falecido Matias Pascal, A Excluída, O Turno) e contista (364 escritos). Mas foi como teatrólogo, curiosamente, que Pirandello ganhou êxito. Das peças mais conhecidas estão “Henrique IV” e “Seis Personagens à Procura de Um Autor”, que abordam a natureza da loucura e da identidade. Em 1934, o escritor ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, por sua audaz renovação e questionamentos sobre a arte cênica e dramática. Com pinceladas de realidade à ficção, Pirandello explorava, em sua obra, a tradição elisabetana da “peça dentro da peça” e temas referentes aos bastidores da maquinaria cênica. Em 1936, o autor morre vítima de uma forte pneumonia.

>>MÚSICA
Gabriel Villela e o Galpão experimentam a música, ao vivo, tocada e cantada pelos atores, como um elemento fundamental na tradução do universo da fábula para o teatro popular de rua.

Para compor o repertório da peça foram selecionadas algumas árias e canções italianas, popular e moderna. “Ciao Amore”, “Bella Ciao” e outras músicas ganham novos arranjos e coloridos para ambientar a atmosfera onírica de “Os Gigantes da Montanha”.

Para chegar a esse resultado, durante meses, os atores passaram por treinamento musical com parceiros antigos, como Babaya e Ernani Maletta, e por uma pesquisa sobre a antropologia da voz, com a performer e musicista, Francesca Dell Monica, que trabalha a partir da técnica de espacialização vocal.

>>CENÁRIO E FIGURINO
A ponte Brasil – Minas - Itália é costurada pelas mãos antropofágicas de Gabriel Villela e seus assistentes de direção, Ivan Andrade e Marcelo Cordeiro, que misturam referências diversas. Num mesmo caldeirão estão reunidas Sicília, Carmo do Rio Claro, macumba, magia, Commedia Del’Arte e circo- teatro, Vaudeville, Totó e Vicente Celestino, Ana Magnani e Procópio Ferreira, Mamulengo e ópera, festival de San Remo e seresta mineira. "Os Gigantes da Montanha" convida o público para um mergulho teatral que funde e sintetiza o brasileiro com o universal, o erudito com o popular, a tradição com a vanguarda. Um desafio à altura da trajetória de 30 anos de buscas e desafios do Galpão. Toda essa alquimia fica claramente representada nos figurinos e no cenário do espetáculo.

Construído por madeira feita de demolição, o cenário de “Os Gigantes da Montanha” traz 12 mesas robustas, objetos, armários e cadeiras que se movimentam para elevar a encenação e caracterizar a atmosfera de sonho da fábula.  Coloridos e brilhantes, concebidos especialmente para apresentações à noite, os adereços e figurinos do espetáculo carregam detalhes e referências do teatro popular, que surgem das ideias inventivas de Villela e das mãos criativas de seu parceiro antigo, José Rosa. Os bordados da costureira Giovanna Vilela realçam e dão toque especial ao acabamento das peças. Tecidos trazidos da Ásia, do Peru e de outros cantos do Brasil, pelo diretor, adornam as roupas. Velhas sombrinhas bordadas de “Romeu e Julieta” reaparecem e ganham nova função em “Os Gigantes da Montanha”, com efeitos que tornam a Vila de Cotrone, fantasmagórica e cheia de encantamentos. Gabriel e sua equipe também se utilizam de máscaras inspiradas na Commedia Del’Arte e fabricadas pelo artista natalense Shicó do Mamulengo, para trazer à encenação um aspecto burlesco e, ao mesmo tempo, sombrio.
>>FICHA TÉCNICA
ELENCO
Antonio Edson - Cromo
Arildo de Barros - Conde
Beto Franco - Duccio Doccia / Anjo 101
Eduardo Moreira - Cotrone
Inês Peixoto / Jimena Castiglioni  - Condessa Ilse
Júlio Maciel – Spizzi / Soldado
Luiz Rocha (ator convidado) - Quaquèo
Lydia Del Picchia - Mara-Mara
Paulo André - Batalha
Regina Souza (atriz convidada) – Diamante / Madalena
Simone Ordones - A Sgriccia
Teuda Bara – Sonâmbula
EQUIPE DE CRIAÇÃO
Direção: Gabriel Villela
Texto: Luigi Pirandello
Tradução: Beti Rabetti
Dramaturgia: Eduardo Moreira e Gabriel Villela
Assistência de direção: Ivan Andrade e Marcelo Cordeiro
Assistência e Planejamento de ensaios: Lydia Del Picchia
Antropologia da Voz, direção e análise do texto: Francesca Della Monica
Direção, arranjos, composição e preparação musical: Ernani Maletta
Preparação vocal e texto: Babaya
Iluminação: Chico Pelúcio e Wladimir Medeiros
Figurino: Gabriel Villela, Shicó do Mamulengo e José Rosa
Coordenação Artística do Ateliê Arte e Magia: José Rosa
Cenografia: Gabriel Villela, Helvécio Izabel e Amanda Gomes
Assistência de Cenário: Amanda Gomes
Pintura do cenário: Daniel Ducato e Shicó do Mamulengo
Adereços: Shicó do Mamulengo
Bordados: Giovanna Vilela
Costureiras: Taires Scatolin e Idaléia Dias
Luthier: Carlos Del Picchia
Fotos: Guto Muniz
Registro e cobertura audiovisual: Alicate
Design sonoro: Vinícius Alves
Programação Visual: Dib Carneiro Neto, Jussara Guedes, Suely Andreazzi
Tratamento de Imagens do Programa: Alexandre Godinho e Maurício Braga
Logo do espetáculo: Carlinhos Müller
Direção de Produção: Gilma Oliveira


>>GALPÃO E PETROBRAS
O Grupo Galpão conta com o patrocínio da Petrobras há 15 anos. Foram muitos espetáculos montados, temporadas nacionais, turnês por todas as regiões do Brasil e presença em festivais proporcionados por essa parceria. A Petrobras sempre apostou no compromisso do Galpão: reinventar a vida através da arte, possibilitando ao maior número de pessoas a vivência do teatro como alegria e transformação.

>>EQUIPE DO GRUPO GALPÃO
Gerência executiva - Fernando Lara
Coordenação de produção - Gilma Oliveira
Coordenação de planejamento – Aline Pereira
Coordenação de comunicação - Beatriz França
Coordenação administrativa Wanilda D’artagnan
Coordenação técnica e iluminação - Rodrigo Marçal
Produção executiva - Beatriz Radicchi
Cenotécnico - Helvécio Izabel
Sonorização – Vinícius Alves
Analista de comunicação - Ana Carolina Diniz
Assistente de produção – Bruna Campos
Assistente de planejamento – Soraya Monteiro
Assistente financeiro – Cláudio Augusto
Assistente administrativa - Andréia Oliveira
Estagiário de comunicação – Gustavo Pessoa
Estagiário financeiro – Jonathas Santos
Auxiliar técnico – William Teles
Recepção - Cídia Santos
Serviços gerais - Lê Guedes
Consultoria de planejamento - Romulo Avelar
Assessoria jurídica - Drummond & Neumayr Advocacia
Gestão financeira de projetos - Fernanda Werneck
Assessoria contábil - Maurício Silva

A Petrobras é patrocinadora do Grupo Galpão

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