quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Pesquisa estudará consórcio florestal para produção de madeira, frutos e óleos

Incaper
Coleta de serrapilheira acumulada antes da implantação do experimento.
26/08/2015 - 16h20min

A pesquisa florestal no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) dá mais um passo em direção à conservação do meio ambiente com geração de renda. Um projeto de pesquisa irá analisar a substituição de lavouras cafeeiras abandonadas por consórcio de arbóreas nativas da Mata Atlântica com a palmeira Juçara, com o objetivo de produzir produtos madeireiros e não madeireiros, como óleos.

O projeto, intitulado “Intensificação ecológica de plantações de arbóreas nativas da Mata Atlântica pela associação com palmeira Juçara para produção de produtos madeireiros e não madeireiros”, é coordenado pelo pesquisador do Incaper Tiago Godinho, doutor em Recursos Florestais e recebe financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

“O projeto tem o objetivo de incentivar a formação de povoamentos florestais para uso múltiplo da floresta, identificando as espécies adequadas para a região Central Serrana do Espírito Santo. Além disso, visa também caracterizar as técnicas de manejo que deverão ser praticadas nos seus povoamentos florestais e nos seus respectivos ciclos de produção”, explicou o pesquisador.

Na pesquisa, será testada a produção de palmito e pode-se colher os frutos da palmeira Juçara, que são utilizados para fazer polpa, semelhante ao do açaí. Além da Juçara, serão plantadas espécies arbóreas que produzem frutos e óleos para o consumo humano, como os do pinhão da araucária e o fruto do jatobá, do qual se faz farinha, além do óleo da copaíba, que é medicinal. Pode haver extração da madeira ao final do ciclo de produção dessas espécies florestais.

Ele acrescentou que o projeto busca contribuir para a expansão da silvicultura econômica em terras capixabas, integrando-a à lógica da recuperação, conservação e uso dos recursos naturais, contribuindo para a reconstituição das condições ambientais das propriedades agrícolas.

Resultados esperados

Esse projeto avaliará o efeito da substituição de lavouras abandonadas de café arábica pelo consórcio de espécies arbóreas florestais e palmeira Juçara, o que pode promover a conservação dos recursos naturais, o sequestro de carbono do ar para o solo e tecido vegetais, a diversificação da renda do produtor rural e minimizar as pressões para a exploração agrícola de novas áreas, geralmente fragmentos florestais da Mata Atlântica.

“Considerando as extensas áreas de cafezais em processos de degradação no Estado e sua suscetibilidade à deteriorização do solo, essa pesquisa trará resultados aplicáveis ao meio rural. Também promoverá uma atividade agropecuária menos degradante, com maior renda por área e diversificação da atividade, contribuição para o aumento da cobertura florestal no Estado do Espírito Santo, cooperando diretamente para controle de extremos climáticos, redução da erosão dos cursos de água e formação de áreas para refúgio para da vida silvestre”, falou Tiago.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatianacaus@seag.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Telefones: (27) 3636-3673/ (27) 3636-3689/ (27) 3636 3659/ (27) 98849-6999

Nenhum comentário:

Postar um comentário