quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Moradores do Pouso Real e Tabajara aprendem sobre consumo consciente de energia


Publicada em 27/08/2015, às 17h47

Foto Divulgação
Edifícios Pouso Real e Tabajara
Moradores do Pouso Real e Tabajara receberam orientações sobre consumo consciente de energia
Os moradores dos edifícios Tabajara e Pouso Real, no Centro, participaram de mais uma palestra. Desta vez, eles receberam orientações sobre consumo consciente de energia elétrica.
O trabalho foi realizado em parceria com a EDP Escelsa e faz parte das ações do Projeto Técnico-Social desenvolvido pelo grupo de assistentes sociais da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) que acompanha os beneficiários do projeto Morar no Centro.
Com o objetivo de garantir a sustentabilidade do empreendimento e contribuir para a melhoria da qualidade de vida, muitos temas têm sido abordados com as famílias, como coleta seletiva do lixo, segurança condominial, relações interpessoais, organização de condomínios e manutenção das unidades habitacionais.

Economia

O secretário municipal de Habitação, Sérgio Sá, afirma a importância dessas ações complementares previstas no Projeto Técnico-Social. "Economizar recursos naturais é papel de cada um. Caso não tenhamos modificações, logo vamos perceber que nosso estilo de vida e consumo são insustentáveis. Essas pequenas ações replicadas podem representar um impacto significativo no meio ambiente e na economia das famílias".
Ações como aproveitamento da luz do sol, evitar acionar luzes em ambientes que poderiam ser naturalmente iluminados, evitar banhos demorados e ajustar a chave de potência do chuveiro para um nível confortável de acordo com a estação do ano, manter os carregadores fora das tomadas e evitar dormir com a televisão ligada são ferramentas importantes no cotidiano.

Dicas

Dicas para que a casa seja mais eficiente no consumo de energia elétrica foram levadas aos munícipes, que também aproveitaram a oportunidade para compreender melhor a conta de energia. Observar a vedação da geladeira, dar preferência a lâmpadas fluorescentes compactas, regular o termostato da geladeira para uma posição conveniente com a quantidade de alimento e evitar guardar alimentos quentes na geladeira (porque aumentam a temperatura interna e o consumo do equipamento).
Outra atitude importante é não posicionar o fogão ao lado do refrigerador, pois isso também interfere na eficiência do eletrodoméstico.


Informações à imprensa:

Rejane Gandini Fialho (rgfialho@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3324-9023 / 98849-6288
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário