terça-feira, 18 de agosto de 2015

Iúna incentiva diversificação com plantio de morangos


Além do café, uma opção que tem rendido bons frutos aos produtores do município é o plantio de morangos

 Imagem inline 1

Incentivar a diversificação agrícola é um dos trabalhos realizados pela Secretaria de Agricultura e Agronegócio de Iúna, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), durante todo o ano. Além do cultivo do café, uma boa opção para diversificar e que tem rendido bons frutos aos produtores do município é o plantio de morangos.

Com a colaboração da família, há dois anos o produtor rural Juarez Alves Nogueira começou a cultivar morangos em uma área de 650m² com quatro mil pés, na localidade Córrego do Fama. A produção nos últimos seis meses já passou dos 400 quilos. Atualmente, ele vende o seu produto (in natura em embalagens de 1 quilo e também como polpa congelada) nas cidades vizinhas e no próprio sítio.

O produtor ressalta que o preço baixo da saca de café foi o principal motivo para ele investir em outra cultura. “Vale a pena diversificar. Acho que o pequeno produtor não pode ficar apegado apenas ao café, pois o preço varia muito e às vezes não podemos contar com o dinheiro. Já o morango é um dinheiro garantido, todos os dias consigo vender facilmente toda a minha produção”, explicou.

O morango é cultivado em canteiro com estufa para evitar as pragas e doenças e para que as mudanças do tempo não prejudiquem a plantação. O engenheiro agrônomo do Incaper, Matheus Fonseca de Souza, ressalta que o sucesso na produção se deve à qualidade do plantio.

“Para o produtor ter sucesso é necessário ele seguir algumas orientações como fazer a análise de solo e ter um sistema protegido, como uma estufa. Com isso, não é necessário utilizar produtos químicos, o que irá tornar o morango um produto limpo. Além disso, é necessário que o produtor esteja disposto, pois é uma cultura muito trabalhosa, porém muito rentável”, explicou Matheus Fonseca.

Os produtores podem obter mais informações e assessoria técnica junto à Secretaria de Agricultura e Agronegócio e o Incaper, localizados na Rua Desembargador Epaminondas do Amaral, Centro de Iúna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário