terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PAA - NO ESPÍRITO SANTO.

PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PAA - NO ESPÍRITO SANTO.

                                  Este programa começou no Brasil em 2003, mas somente no ano de 2007 começou a funcionar no nosso Estado, com a sua operacionalização feita pela Companhia Nacional de Abastecimento - Conab.
                                  No quadro abaixo podemos ver a evolução do PAA aqui no solo capixaba.
Apenas uma comparação, em 2007 um total de 237 agricultores venderam para o PAA, já em 2014 o grupo de produtores beneficiados chegou a 2.614, um crescimento mais de 1.000%. 
Abaixo temos a evolução do número de municípios beneficiados.

                              O crescimento da abrangencia e também do valor total do PAA foi como a construção de uma base para que centenas de produtores já em 2010 passassem a vender sua produção para o Programa Nacional de Alimentação Escolar nas Prefeituras do Estado. Isto somente foi feito porque o Governo Federal determinou que o dinheiro entregue às Prefeituras deveriam ser no mínimo 30% de compras da Agricultura Familiar.
                               Já em 2012 o Governo do Estado, que também recebe dinheiro do Governo Federal passou a ter a obrigação da compra mínima de 30% da Agricultura Familiar.
                                PAA acrescido do PNAE foram determinantes para que o Brasil saísse do vergonhoso mapa da Fome, segundo a Organização das Nações Unidas.

IR ADIANTE
                                    Agora cabe aos administradores Municipais e também da área Estadual superarem os 30% mínimo da compra da Agricultura Familiar. Este quadro precisa ser desenhado no Espírito Santo e que se proceda um levantamento nos municípios para saber se estamos apenas cumprindo o mínimo ou se aqui no Espírito Santo  estamos indo além: praticando a verdadeira sustentabilidade no campo e na barriga de milhares e milhares de crianças matriculadas na rede pública municipal e estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário