quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Vitória quer recuperar nascentes do maciço central da capital


Publicada em 25/02/2015, às 08h13

Diego Alves
Projeto nascentes
Mapeamento feito pela Semmam aponta a existência de pelo menos 45 nascentes, a maioria delas no maciço central da capital.(Ampliar imagem)
Diego Alves
prefeito Waguinho Ito visitando nascentes no maciço central da ilha de Vitória
O prefeito em exercício, Waguinho Ito, visitou a região do maciço central e encontrou nascentes para o consumo humano.
Um mapeamento feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) aponta a existência de pelo menos 45 nascentes, sendo a maioria delas situada no maciço central da ilha de Vitória, que podem ser usadas para aumentar a disponibilidade de água na capital. Mas para isso elas precisam ser recuperadas e conservadas.
O relatório foi entregue pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra, ao prefeito em exercício, Waguinho Ito, que visitou alguns pontos na manhã desta terça-feira (24), encontrando nascentes com água cristalina própria para o consumo humano.
“Algumas nascentes sofreram, ao longo dos anos, um impacto muito grande de depredação do próprio homem. A cobertura florestal foi removida, a água teve contaminação de lixo e esgoto, alguns locais foram aterrados ou escavados demais. Hoje, a destinação final dessa água que brota das nascentes é a rede de esgoto ou a baía de Vitória”, disse o prefeito interino.
Waguinho disse também que vai motivar, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Ambiental (GGIA), a formação de uma reserva estratégica de água na cidade de Vitória.
“Esse mapa feito pela Semmam vai nos dar condições de buscar a recuperação e conservação desses mananciais. A Prefeitura pretende sensibilizar os moradores do entorno para nos ajudar a conservar essas nascentes, que servirão para atender situações emergenciais pelo desabastecimento na capital”, informou Waguinho Ito.

Ações

Segundo o prefeito em exercício, a prefeitura vai monitorar a qualidade e vazão das nascentes, recolher amostras da água de cada nascente para saber o grau de contaminação, recompor a vegetação na região onde elas estão, promover a educação ambiental e sanitária e construir reservatórios nestas nascentes.
Diego Alves
Projeto nascentes
De acordo com o estudo da Semmam, as nascentes podem usadas para aumentar a disponibilidade de água na capital,(Ampliar imagem)
Diego Alves
Projeto nascentes
Com a visita, o prefeito Waguinho vai motivar a formação de uma reserva estratégica de água na cidade.(Ampliar imagem)


Informações à imprensa:

Secom - Prefeitura de Vitória | Tel(s).: 3382-6128 / 3382-6129
Com edição de Deyvison Longui
Com colaboração de Jaldecy Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário