quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Vacinação contra HPV para meninas de 9 a 11 anos começa na segunda (2) em Cachoeiro


A meta é vacinar, pelo menos, 80% do público da faixa etária

Começa na próxima segunda-feira (2), em Cachoeiro de Itapemirim, a nova etapa da campanha de vacinação contra o vírus HPV, que pode causar câncer de colo do útero. O público-alvo, desta vez, são meninas com idade entre 9 e 11 anos, que receberão sua primeira dose.

O coordenador do Programa Municipal de Imunização, Carlos Peixoto, explica que a meta é vacinar, pelo menos, 3.608 crianças e adolescentes, o que corresponde a 80% do público total na faixa etária indicada para a vacinação, que é de 4.510 meninas.

Para garantir proteção completa, a vacinação ocorrerá de forma estendida, em três doses. “A segunda aplicação deve ser feita após seis meses. E a terceira, somente daqui a 5 anos”, esclarece.

A campanha, que faz parte do calendário nacional de imunização, segue até o dia 31 de março no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, no bairro Guandu, nas unidades básicas de saúde que possuem salas de vacinação e nas escolas públicas e particulares do município.

“Adolescentes de 11 anos que tomaram a primeira dose em setembro de 2014 devem receber agora a segunda aplicação”, diz o coordenador, ao frisar que as meninas de 12 e 13 anos que não foram imunizadas na etapa anterior podem procurar o Centro de Saúde ou as unidades para se vacinar.

A dose protege contra os quatro tipos mais recorrentes de papiloma vírus humano (HPV), que é transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequente que acomete as mulheres e faz, por ano, 5.264 vítimas fatais. O número estimado para este ano é de aproximadamente 15 mil casos.




Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário