quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Rede social ajuda no combate a focos de incêndios nos parques de Vitória


Publicada em 26/02/2015, às 15h44

Fernanda Neves Gomes
Homem e criança descem escadaria que dá acesso ao parque
Com a formação da rede de comunicação foi possível combater rapidamente focos de incêndio no parque Gruta da Onça (foto) e na Fonte Grande.
Usar uma rede social para combater, rapidamente, inícios de incêndios é o que tem feito os administradores e vigilantes dos parques urbanos e naturais de Vitória.
Por meio de um aplicativo de mensagem (WhatsApp), eles estão fazendo o monitoramento diário de possíveis focos de incêndio.
A ideia foi do administrador em exercício do parque Gruta da Onça, Edson Valpassos, que vem atuando como coordenador do grupo que foi denominado Prev-Fogo.
Ele conta que, graças a esta rede de comunicação, dois focos de incêndio foram combatidos rapidamente, e eficientemente, no feriado de carnaval - um dos focos foi no Morro do Romão, quando houve a necessidade de chamar o Corpo de Bombeiros, e o outro na Fonte Grande.
A rede conta, ainda, com a participação de um membro do Corpo de Bombeiros, que recebe as informações de como está a situação.
“Fazemos o monitoramento o tempo todo em que estamos andando pelo parque, e, havendo foco de incêndio, este é repassado a todos os outros participantes do grupo. Se houver necessidade, o Corpo de Bombeiro já é acionado e é orientado sobre o local, se precisa só de abafador ou caminhão-pipa e que tipo de acesso ele terá para chegar ao local”, disse Valpassos.
Edson contou que, após o plantão dos vigilantes nos parques, eles emitem um relatório da situação, informando se houve ou não ocorrência de focos de incêndio.  “Este grupo tem sido de grande importância, principalmente, nesta época de seca”, apontou.


Informações à imprensa:

Regina Freitas (rcfsilva@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6571 / 98889-6184
Com edição de Deyvison Longui

Nenhum comentário:

Postar um comentário