sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Hospital Estadual Central implanta sistema de gestão de documentos


26/02/2015 - 14:40
 
Asscom/Sesa 
Sesa
Mais de 1.200 documentos serão transferidos para o ambiente eletrônico, onde os funcionários poderão consultá-los em caso de dúvida sobre os procedimentos de rotina.
Pensando na economia de papel e na 
preocupação com a segurança da informação,
 o Hospital Estadual Central, por meio do Serviço
 de Qualidade, está implantando um sistema
 de gestão eletrônica de documentos, que
 irá impossibilitar as cópias não autorizadas 
e a alteração na padronização dos 
documentos internos.

A iniciativa vem para garantir um controle maior
 da atualização de toda documentação 
interna, como formulários, instruções de 
trabalho, fluxogramas e protocolos 
assistenciais (que padronizam as rotinas de atendimento aos pacientes), e para otimizar
 os processos de publicação dessa documentação.

A utilização do sistema também resultará em uma grande economia de papel, já que 
as cópias controladas deixam de existir e todo o processo de validação dos documentos
 passa a ser realizado on-line. “Hoje, é disponibilizada uma pasta com uma cópia de
 cada documento para cada setor. Essa é uma forma de dar acesso aos documentos 
para os colaboradores, porém, há um custo com impressão que será eliminado após a
 implantação do sistema”, esclarece a gerente do Serviço de Qualidade do Hospital
 Estadual Central, Ingryd Nascimento Rodrigues.

Após ser implantado por completo, o que deve acontecer até abril, os mais de 1.200
 documentos existentes serão transferidos para o ambiente eletrônico. O Hospital Estadual
 Central será a terceira casa gerenciada pela Associação Congregação de Santa Catarina 
(ACSC) – instituição que possui contrato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)
 para administrar o hospital – a ter o sistema de gestão de documentos.

A fim de garantir o bom funcionamento da nova rotina, uma equipe da administração 
corporativa da ACSC realizou no último mês um treinamento com alguns funcionários do
 hospital que posteriormente ficarão responsáveis por multiplicar as informações para o 
restante da equipe.

Segundo Ingryd Nascimento, o hospital vai alcançar melhores práticas de gestão da 
qualidade após a implementação do sistema, uma vez que a gerenciamento eletrônico 
garante o cumprimento das normas de padronização de documentos. Ainda de acordo
 com a gerente, haverá maior disseminação do conhecimento, pois todos os funcionários 
serão treinados para consultar o sistema sempre que houver dúvidas sobre os 
procedimentos de rotina.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Central
Lívia Romualdo
Ronny Santana
(27) 9 9227-1031
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