quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Apicultores de Viana recebem kits para fabricação de mel

Os kits foram entregues na última quarta-feira (25) e contém material completo para início ou ampliação da produtividade da apicultura no município

Apicultor em Perobas há 15 anos, Maurílio Brandão, esteve presente na tarde da última quarta-feira (25) na entrega dos kits para os produtores cadastrados na Associação Vianense de Apicultores. O produtor Maurílio é apenas um dos 13 apicultores que receberam por meio do programa Apisfrut em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Agricultura de Viana, os kits completos para iniciar ou dar continuidade aos negócios na área de fabricação de mel no município.
“Receber esses kits é animador tanto para os pequenos produtores que querem iniciar com a apicultura, como para os que querem investir mais. Com essa ajuda vamos poder dar andamento no nosso projeto de abastecer a merenda escolar com mel”, conta o diretor técnico da Associação, Maurílio. Cada kit contém duas melgueiras, fulmigador, tampa, fundo, quadro, dois macacões, botas, luva, dez quilos de cera, dez cavaletes, um apiário com dez colméias. Tudo contabiliza um valor estimado de R$ 3 mil.
O objetivo é contribuir com os produtores por meio do fornecimento de materiais para realizar a mão de obra necessária para ampliação na produtividade do mel em Viana. A Secretaria de Assistência Social e Agricultura darão todo o suporte necessário para os apicultores que participam do projeto de Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Setorial, o Apisfrut. E a Associação dos Apicultores de Viana é responsável pelo monitoramento dos 13 produtores que receberam os kits.
Saiba mais sobre o Apisfrut
Projeto batizado como Apisfrut numa parceria com o Instituto Federal de Educação do Estado do Espírito Santo (IFES) e o Ministério da Integração Nacional tem como principal objetivo promover a inclusão produtiva de famílias que vivem em situação de extrema pobreza. Para tanto, serão implantadas e fortalecidas as práticas de apicultura nesses núcleos familiares. E, assim, pretende-se consolidar uma rede organizada de produção e comercialização desses produtos no Espírito Santo.
É um projeto de Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Setorial que atuará em 30 municípios no Estado do Espírito Santo, envolvendo aproximadamente duas mil pessoas ligadas à atividade de Apicultura e promovendo a Inclusão Produtiva de 700 famílias neste processo. Trata-se de um investimento do Ministério da Integração Nacional onde o IFES é a entidade executora do projeto no Espírito Santo e o Instituto SAVIESA de Inovação e Tecnologia a entidade responsável pela implantação deste projeto. A proposta é investir, de forma estruturada, em infraestrutura de produção com foco no mercado e no fortalecimento setorial para a promoção da inclusão produtiva.
Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Júlio Palassi / Andressa Rocon / Nayara Miranda / Siumara Gonçalves / Luana Correa
Tels: 27 2124-6701 / 2421-6752 / 2124-6746
WhatsApp: 27 99825-8924 | Plantão: 27 99822-2540
E-mails: secom@viana.es.gov.br / comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Twitter: @prefeituraviana
Autor do texto: Nayara Miranda
Autor das fotos: Nayara Miranda
- See more at: http://www.viana.es.gov.br/noticia-completa/-/visualizar-conteudo/normal/10197/513408#sthash.qMC3ZQ97.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário