terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Quase 50 anos de história salvando vidas em GUARAPARI


PDFImprimirE-mail
A História do salvamento aquático, em Guarapari, pode ser contada através da jornada de mais de 03 décadas de dedicação do guarda-vidas, Edson Layber Mendes, um Guarapariense de 57 anos.

O serviço de guarda-vidas, como os conhecemos hoje, foi implantado pela Prefeitura de Guarapari em 1968 e os profissionais eram também treinados pelo Clube Álvares Cabral, em Vitória. O primeiro grupo foi formado por José Capristrano Filho, Wolmar, Rapazinho, Erildo, Mozar de Castro, José Maria e Vitor Piumbini entre outros profissionais.
 
Na década de 70, a Prefeitura continuou com o Corpo de Salvamento, sempre formado por moradores locais. Um dos profissionais que se incorporaram ao efetivo de guarda-vidas foi Edson Layber Mendes, para os amigos, o "Edinho", hoje com 57 anos. Ele iniciou na profissão aos 20 anos, entrando para o Corpo de Salvamento em 1978. Edinho conta que sua referência e exemplo de profissional era o guarda-vidas José Capristrano Filho.

O teste para ingresso na corporação, segundo Edinho, era bastante rigoroso e o candidato tinha que provar ser forte para aguentar o serviço e, ainda, demonstrar um bom conhecimento da topografia do mar. “Era uma época em que tínhamos que mostrar ser fortes, mesmo. No início, era só a gente e o mar, não tinha toda essa estrutura”, comentou."Antigamente, fazíamos salvamento no braço, pois, só tínhamos para trabalhar corda e boia de isopor". Como um bom maratimba (quem nasce ou mora perto do mar), ele sabia todos os segredos das correntes e, também, como vencer o mar para resgatar quem estava se afogando. "Eram de 05 a 10 salvamentos por dia", relembra Edinho.

Mais de 03 décadas de salvamentos, 02 mil resgates, Edinho gosta de lembrar que já foi o super-herói de muita gente.

Emocionado, relembra um fato que marcou muito a sua vida: "no dia 07 de Setembro de 1982, na Praia do Morro, um rapaz, membro da Igreja Batista do Bairro Floresta, em Belo Horizonte (MG), lutava contra as ondas. Quando entrei no mar para fazer o resgate, ele já tinha bebido muita água e já estava com a pele roxa. Fiz os procedimentos de primeiros socorros e ele foi levado para o hospital. Eu, realmente, não acreditava que ele sairia daquela situação. Logo após o resgate, fiquei sabendo que ele tinha Epilepsia e que havia tido uma crise na água. Este fato me marcou muito, porque entendo que foi uma ressuscitação mesmo. Ele foi salvo por Deus, eu fui só o instrumento".
 
Durante todos esses anos, ensinou e aprendeu muito com os colegas. Hoje, Edinho é Gerente de Salvamento Marítimo do município de Guarapari. "Evoluímos muito ao longo dos anos. Hoje, contamos com vários equipamentos de serviços como cabos, coletes e boias flutuantes, salsichão, boias circulares, metros de cabo, apitos, Pocket Máscara de Ressuscitação, filtro solar", conta orgulhoso. "E ainda temos as embarcações, lanchas e jet ski, que são fornecidos pela 5ª Companhia do Corpo de Bombeiros".

Para se tornar um guarda-vidas no município, é necessário ter concluído o Ensino Fundamental, estar em dia com as obrigações eleitorais, não ter sofrido nenhum tipo de condenação criminal, ter no mínimo 18 anos e passar por um processo seletivo. Durante a seleção, os candidatos recebem uma formação completa, que envolve treinamento para nadar de forma correta, adquirem conhecimentos das técnicas de massagem cardíaca, respiração, oceanografia, cuidados com o banhista e agilidade nas ações de prevenção e salvamento. Isso porque, durante um possível afogamento, alguns segundos podem custar uma vida. “É muito importante essa nova fase de organização, pois, além de motivar a equipe, vamos diminuir qualquer tipo de incidente e garantir a segurança nas praias do município”.
 
Edinho, o mais antigo guarda-vidas em atividade, divide a Guarita do Posto 1 com o guarda-vidas mais jovem em serviço, Leonardo Rocha Ramalhete, de 18 anos. “É um privilégio fazer os meus primeiros salvamentos com ele e aprender com a sua experiência”, disse o novato, com orgulho.

Prefeitura de Guarapari. Juntos Vamos Evoluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário