quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Programa Saúde na Escola realiza reuniões para planejar ações para este ano em Vitória

Publicada em 26/02/2015, às 15h34

Elizabeth Nader
Acuidade visual
Avaliação oftalmológica está entre as ações de avaliação das condições de saúde do estudante.
Para planejar as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que serão realizadas neste ano na rede de ensino municipal de Vitória, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estão se reunindo com diretores e pedagogos, desde a última terça-feira (24).
As reuniões estão acontecendo nas Unidades de Saúde de Resistência, Centro, Santo Antônio, Andorinhas, Forte São João e Maria Ortiz, e estão programadas para finalizar no dia 10 de março.
O Programa Saúde na Escola tem o objetivo de promover a saúde dos alunos, envolvendo o estado nutricional, saúde bucal, construção de uma cultura de paz, dentre outros.
A proposta do PSE é centrada na gestão compartilhada, em que, tanto o planejamento quanto a execução, o monitoramento e a avaliação das ações do programa, são realizadas entre a Semus e a Secretaria Municipal de Educação (Seme).
Ao longo do ano, serão realizadas ações de avaliação das condições de saúde do estudante, como avaliação antropométrica, oftalmológica, saúde bucal, verificação da situação vacinal, triagem fonoaudióloga e auditiva.
Na promoção à saúde e prevenção das doenças serão realizadas ações de segurança alimentar e promoção da alimentação saudável, promoção da cultura da paz e direitos humanos, saúde mental, educação para a saúde sexual e prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.
PSE trabalha também com ações para a formação dos profissionais da saúde e da educação. Estão previstas capacitações para a promoção da segurança alimentar e da alimentação saudável, aplicação do teste de Snellen, para a saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) e prevenção ao uso de drogas.


Informações à imprensa:

Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102
Com edição de Deyvison Longui

Nenhum comentário:

Postar um comentário